Os "indígenas" de Moçambique: representações da dominação portuguesa nos Cadernos Coloniais (1930-1940)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-05-29
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

A presente dissertação tem por objetivo analisar as representações da dominação portuguesa sobre os povos de Moçambique a partir de uma seleção de textos publicados nos Cadernos Coloniais portugueses. Os objetivos específicos são: Evidenciar a forma que as identidades dos nativos são representada nos ‘Cadernos Coloniais’; Destacar o papel das Missões Católicas Portuguesas na constituição do colonialismo no mundo colonizado; Analisar as resistências dos povos africanos diante do Imperialismo português; Problematizar o quanto os Cadernos Coloniais reforçaram a ideia da superioridade cultural europeia no contexto imperialista. Nossa metodologia de pesquisa é a abordagem historiográfica. A corrente historiográfica focaliza a História Cultural, pois a pesquisa trata-se de estudar representações construídas no contexto imperialista. Os Cadernos Coloniais formam um conjunto expressivo de livros que abordam aspectos da presença portuguesa em África, do interesse pela geografia às culturas “indígenas”. As narrativas exploradas permitiram indicar que os textos publicados nesses cadernos construíram e/ou reforçaram estereótipos sobre os povos africanos a partir de valores exógenos e representações amparadas em discursos racistas, da mesma forma são capazes de mostrar como os envolvidos na empresa colonial portuguesa depreciavam e negavam a experiência histórica dos povos africanos. Desse modo, as evidências encontradas nas fontes apontam que essas representações tentavam difundir no Império português a imagem da dominação colonial como uma “missão civilizadora” e, portanto, positiva para os africanos. Essa pesquisa está embasada por, Roger Chartier (1988), Albert Memmi (2007), Frantz Fanon (2008) Edward Said (2011), Valdemir Zamparoni (2012), Aníbal Quijano (2005), Leila Leite Hernández (2010) e outros que contribuíram para a discussão do tema. Como forma de democratizar o uso dessas fontes na educação básica, foi criado um plano de intervenção com alguns direcionamentos sobre os usos dos Cadernos Coloniais. O material educativo tem como título: “Os usos dos Cadernos Coloniais portugueses na educação básica”. Tal abordagem metodológica busca contribuir para desconstrução de imagens negativas sobre a história da África. Esse material didático é destinado aos professores de História do Ensino Médio.


Descrição
Palavras-chave
Citação
MAGALHÃES, Darlene Santos. Os "indigenas" de Moçambique: representações da dominação portuguesa nos Cadernos Coloniais (1930-1940). Orientadora: Zoraide Portela Silva.2024.127 f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Linguagem e Sociedade) - Departamento de Ciências Humanas(DCH), Universidade do Estado da Bahia, Campus VI, Caetité, 2024.
Palavras-chave