Educação ambiental: práticas sustentáveis na educação de jovens e adultos do Senac - Bahia
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta dissertação, desenvolvida na perspectiva do estudo de caso, teve como questão norteadora o problema: como se dá e de que forma possibilitar a maior articulação das práticas sustentáveis de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Bahia. Partimos do pressuposto relacionado à necessidade de tornar mais estreitos os laços que unem a proposta de Educação Ambiental do Senac ao contexto da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo geral foi analisar as práticas sustentáveis em Educação de Jovens e Adultos do Senac-Bahia. E como desdobramento temos os objetivos específicos: identificar as práticas sustentáveis em Educação de Jovens e Adultos do Senac BA; verificar como as questões ambientais são abordadas no Projeto Político Pedagógico e documentos referenciais da instituição Senac-BA; Mapear a concepção de Educação Ambiental na percepção dos colaboradores e dos alunos do Senac-BA e implantar um Museu Virtual para fomento e registro das práticas sustentáveis do Senac-BA. A metodologia foi realizada a partir da Pesquisa Aplicada embasada nos teóricos Apolinário (2011) e Fleuri (2017); a abordagem qualitativa a partir de (Minayo (2009) e Prodanovi (2013). A caracterização da pesquisa como Estudo de Caso descritivo, com embasamento de Gil (2008) e André (2013). Foram utilizados procedimentos de pesquisa documental e bibliográfica. A análise de dados foi amparada em análise de conteúdo a partir de GIL (2008) e Minayo (2009). Para o Lócus da pesquisa foram selecionados quatro Centros de Educação Profissional do Senac-Bahia e a Amostra foram 16 alunos e 16 colaboradores, os quais foram entrevistados de forma virtual através da Plataforma Microsoft Teams. Embora o Projeto Político Pedagógico não referencie a sustentabilidade ambiental, na prática existem e são evidenciadas no cotidiano dos colaboradores e alunos. Os achados, através das entrevistas, permitiram perceber que os alunos demonstraram terem a percepção dos problemas relacionados as questões sociais, quando relataram que suas moradias estão próximas a áreas de risco e que as condições de vida não são as mais favoráveis. Neste sentido e como produto da pesquisa, a proposta do Museu Virtual pode contribuir para o estabelecimento de um diálogo entre o Senac, seus estudantes, colaboradores e a sociedade e também tem a possibilidade de ganhar visibilidade em outros contextos de educação, empresas, poder público e até fomentar propostas para políticas públicas de caráter sustentável no viés da Educação Ambiental