Práticas curriculares na EJA: novas proposições

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022-10-11
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este estudo buscou respostas ao seguinte questionamento: como a Proposta Curricular da EJA está presente ou não em suas relações com as práticas curriculares desenvolvidas pelos docentes, em sala de aula? Dentre os autores que fundamentaram a temática os principais foram Sacristán (2013), Macedo (2013), Silva (2010), Oliveira (2007) e Dantas (2012). Por meio de um estudo colaborativo foi realizada uma intervenção com cinco educadoras e educadores do Colégio Estadual Dr. Eduardo Bahiana, localizado no bairro Cajazeiras, em Salvador. Os diálogos das sessões de intervenção foram transcritos e analisados qualitativamente. Entre os resultados, destacam-se a tomada de consciência da responsabilidade de cada sujeito (sistema, professor e estudante) em relação à construção do currículo da EJA, que pode ser realizado dentro da escola, considerando suas demandas e possibilidades. Os professores reconheceram, a partir da intervenção, que um currículo que reproduz uma ideologia dominante, mediante organização e fragmentação de conteúdos delimitados por disciplinas, se revela discriminatório, uma vez que não leva em conta as diversidades e particularidades dos jovens e adultos que atendem.


Descrição
Palavras-chave
Citação
MARQUES, Machado Jurema. Práticas curriculares na EJA:novas proposições. Orientadora: Érica Valéria Alves Ferreira. 2022.97f. Dissertação (Mestrado em Educação de Jovens e Adultos) –Departamento de Educação (DEDC), Universidade do Estado da Bahia, Campus I, Salvador, 2022.
Palavras-chave