O Processo de Letramento da Criança com Síndrome de Down na Escola Comum - Um Estudo de Caso
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Resumo
Esta pesquisa é um estudo de caso e teve como objetivo conhecer como é desenvolvido o processo de letramento da criança com síndrome de down na escola comum. O estudo foi realizado com uma criança com síndrome de down regularmente matriculada em uma escola comum do ensino fundamental I, situada no distrito de Tijuaçu, Senhor do Bonfim-Ba. O quadro teórico está fundamentado na defesa dos direitos de inclusão sócio/educacional da pessoa com necessidades educacionais especiais, recorrendo a autores como Rangel (2008); Soares (2005); Mantoan (2005), Moreira, Castro, Sant’Ana (2004) entre outros. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participante e a entrevista semiestruturada que foram satisfatórios para obter os resultados relevantes à pesquisa, sendo que os informantes e suas participações nesse estudo somaram e contribuíram de forma considerável com a pesquisa e seu resultado. Os resultados finais revelam que se precisa de uma atenção maior e redimensionamento do processo de letramento da criança com síndrome de down na escola comum. Sendo que a partir dos dados coletados identificou-se um “déficit” no processo educativo/inclusivo do