O Processo de Letramento da Criança com Síndrome de Down na Escola Comum - Um Estudo de Caso

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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Esta pesquisa é um estudo de caso e teve como objetivo conhecer como é desenvolvido o processo de letramento da criança com síndrome de down na escola comum. O estudo foi realizado com uma criança com síndrome de down regularmente matriculada em uma escola comum do ensino fundamental I, situada no distrito de Tijuaçu, Senhor do Bonfim-Ba. O quadro teórico está fundamentado na defesa dos direitos de inclusão sócio/educacional da pessoa com necessidades educacionais especiais, recorrendo a autores como Rangel (2008); Soares (2005); Mantoan (2005), Moreira, Castro, Sant’Ana (2004) entre outros. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participante e a entrevista semiestruturada que foram satisfatórios para obter os resultados relevantes à pesquisa, sendo que os informantes e suas participações nesse estudo somaram e contribuíram de forma considerável com a pesquisa e seu resultado. Os resultados finais revelam que se precisa de uma atenção maior e redimensionamento do processo de letramento da criança com síndrome de down na escola comum. Sendo que a partir dos dados coletados identificou-se um “déficit” no processo educativo/inclusivo do


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SILVA, Lenira Ypsilon da Silva. O processo de letramento da criança com síndrome de down na escola comum :: um estudo de caso. Senhor do Bonfim, BA, 2011. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia - graduação em Pedagogia , Habilitação em docência e Gestão em Processos Educativos) - Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus VII Senhor do Bonfim, 2011,
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