(In)formação dos professores: uma experiência formativa aplicada dos instrutores e monitores dos colégios da polícia militar da Bahia
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Resumo
Como ocorrem os processos formativos de policiais militares que realizam atividades pedagógicas? Como uma instituição de ensino militar possibilita o desenvolvimento docente de profissionais que não passaram por um curso de licenciatura? Qual o sentido da docência daqueles que assumem a função que tem por base a sua experiência? São estas questões que mobilizam esta pesquisa engajada, imersiva e intervencionista na formação técnica-pedagógica dos docentes que atuam como instrutores e monitores militares nos Colégios da Polícia Militar da Bahia (CPM). Portanto, objetiva-se identificar os critérios de seleção dos policiais militares para ingresso no quadro de docente da disciplina Instrução Militar (IM), problematizando: De que maneira os instrutores e monitores militares desenvolvem os conhecimentos pedagógicos para lecionar na educação básica? Assim, a metodologia utilizada na investigação está ancorada nos pressupostos da pesquisa participante, pautada na horizontalidade e construção coletiva a partir da formação e conhecimentos pedagógicos à docência de IM nas 13 unidades do CPM. As bases teóricas que sustentam essa pesquisa estão caracterizadas a partir das categorias: Jesus (2011); Nogueira (2014); Kirsch (2013) no contexto do Colégio da Polícia Militar e a disciplina instrução militar; Perrenoud (1999, 2000), Nóvoa (1992, 2002), Pimenta (2012), Freire (1985; 1987; 1989; 2016), Tardif (2014), Libâneo (2010; 2013; 2015) uma discussão sobre formação de professor, processos formativos e saberes necessários à pratica docente; Brandão (2006), Severino (2016) para uma reflexão sobre a pesquisa participante. O processo de mergulho às caraterísticas da que compõem e constitui o quadro docente do IM/CPM tratados na pesquisa possibilitou a construção de tessituras formativas na dimensão do desenvolvimento de competências e habilidades para o ensino materializado em um Ebook Pedagógico, enquanto recurso norteador das ações e das práticas ao exercício profissional dos docentes militares que ministram o componente curricular Instrução Militar.