Pedagogia visual e multiletramentos como elementos de formação cidadã na educação de jovens, adultos e idosos surdos e surdas
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Resumo
Esta pesquisa intitulada “Pedagogia Visual e Multiletramentos como elemento de formação cidadã na Educação de Jovens, Adultos e Idosos Surdos e Surdas” emerge da urgência de utilizar didática consonante para subsidiar planos e situações de ensino na/para a docência com estudantes jovens, adultos e idosos com surdez. A partir da seguinte questão de pesquisa: Como uma proposta de Desenho Didático pode desvelar-se elemento de formação cidadã na Educação de Jovens, Adultos e Idosos Surdos e Surdas? buscou-se o objetivo geral de compreender como a Pedagogia Visual e os Multiletramentos podem constituir-se em uma proposta de Desenho Didático para formação cidadã na Educação de Jovens, Adultos e Idosos Surdos e Surdas do Centro Educacional Sons no Silêncio (CESS). No desdobramento do alvo maior, têm-se os seguintes objetivos específicos: contribuir para discussão teórico-acadêmica acerca da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Surdos e Surdas, articulando a Pedagogia Visual e os Multiletramentos como elementos estruturantes de um Desenho Didático para as situações de ensino no/do CESS; promover articul(ação) crítica/reflexiva acerca da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Surdos e Surdas, fundamentada na cultura surda, nas identidades surdas e na Língua Brasileira de Sinais; construir e aplicar uma proposta de Desenho Didático a partir da Pedagogia Visual e dos Multiletramentos, propondo práticas de ensino como elemento de formação cidadã para os/as estudantes jovens, adultos e idosos Surdos e Surdas no/do CESS. Para tanto, desdobram-se conceitos teóricos e filosóficos das seguintes categorias estruturantes: Pedagogia Visual com Campello (2008); Multiletramentos Rojo (2009;2012 e 2013); Rojo e Moura (2012); Freire (2011, 2013, 2014) e Arroyo (2008) para embasar o trabalho sobre EJA; Santos (2016) em Desenho Didático (DD). Nas bases metodológicas da etnopesquisa, adota-se a Pesquisa-formação com fundamentos de Macedo (2021) e do Círculo de Cultura (CC) como dispositivo metodológico, conforme Freire (2011, 2013, 2014). Na construção dos dados em campo, serão utilizados os métodos dos CC; diário de campo e roda dialógica para avaliação final. Como legado da pesquisa, têm-se a produção científica do texto da pesquisa que ficará disponível para consultas e uma proposta de DD para as situações de ensino com estudantes jovens, adultos e idosos Surdos e Surdas da Educação Básica