A construção da identidade da criança negra na literatura infantil
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este estudo tem como finalidade fazer uma abordagem sobre a importância da cultura afro-brasileira em bibliotecas e escolas da educação fundamental pública. Enfatiza a literatura infantil nas práticas pedagógicas em escolas como ferramenta de formação da identidade afro-brasileira. Tem como objetivo analisar a utilização da literatura infantil nas práticas pedagógicas em escolas da educação fundamental pública para a formação da identidade afro-brasileira, através de estudos utilizados na literatura por Rosemberg (1979), Negrão (1987), Munanga (2004), Silva A. (2011) dentre outros, sobre a construção da identidade do negro. Essa pesquisa foi desenvolvida por meio do método com abordagem qualitativa com enfoque na pesquisa bibliográfica e análise documental, tendo como universo investigativo utilização da literatura infantil nas práticas pedagógicas em escolas. Os instrumentos para a coleta de dados para a pesquisa bibliográfica foram constituídos por um roteiro composto de revisão de literatura de textos científicos, consulta em base de dados nacionais e internacional para o levantamento de artigos de periódicos, além de anais de eventos científicos, tese e dissertação. Vale destacar que a análise dos dados apontou que as bibliotecas e escolas precisam adotar a literatura infantil como ferramenta de construção da identidade do negro. A pesquisa apontou como técnicas ciclo de palestras com representantes do Movimento Negro nas escolas e ações culturais nas bibliotecas sobre a temática para divulgação e promoção da História e Cultura Afro-Brasileira