Tecendo fios sobre os saberes docentes mobilizados na pandemia e pós-pandemia pelas professoras que atuam na educação de jovens e adultos no município de Itiruçu-Bahia
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Resumo
O presente estudo, cujo tema aborda os saberes docentes mobilizados na pandemia e pós pandemia, buscou responder ao seguinte questionamento: Quais saberes foram mobilizados pelas professoras que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Estadual de Ensino de Itiruçu-Bahia, nos períodos pandêmico e pós-pandêmico? A pesquisa teve como objetivo geral: investigar os saberes mobilizados por um grupo de professoras que atuaram na modalidade EJA nos períodos pandêmico e pós-pandêmico. Os objetivos específicos pretendem discutir sobre os saberes necessários para a atuação docente na EJA nos períodos pandêmico e pós-pandêmico; identificar nas histórias de vida das professoras elementos que favorecem ou dificultam a prática docente na EJA; apresentar um plano de ação que possa contribuir para elaboração de uma proposta de formação continuada para professores que atuam na EJA, do município de Itiruçu-Bahia. Trata-se de uma pesquisa narrativa que contou com a colaboração de cinco professoras que atuam na EJA em um colégio da Rede Estadual de Ensino de Itiruçu-Bahia. Os dados foram produzidos por meio das respostas a um questionário e a uma entrevista narrativa. O tratamento das informações foi feito tomando como base algumas etapas da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Laurence Bardin (2016). Os saberes docentes foram analisados com base nas concepções de Paulo Freire (2002) e Maurice Tardif (2014). A partir da análise dos resultados evidenciou-se que é necessário fomentar a formação continuada para as (os) docentes que atuam na EJA. Como produto final da pesquisa, foi elaborado um plano de ação, no intuito de contribuir para a construção de uma proposta de formação continuada para os (as) professores (as) da EJA com a intenção de superar práticas pedagógicas que desconsiderem os saberes e fazeres dos docentes e discentes, sujeitos da EJA.