Catalogação dos arquivos escolares permanentes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, Caetité/BA: subsídio para preservação da memória e acesso ao patrimônio documental

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-04-17
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O arquivo escolar constitui-se como lugar de memória e de pesquisas, pois possui diversos documentos com valores probatórios, que registram a trajetória pedagógica e administrativa de uma instituição educacional. Este trabalho traz discussões sobre arquivo escolar, a partir de quatro eixos: memória e identidade, arquivo permanente, arquivo como fonte de pesquisa para a história da educação, referenciados em Halbwachs (2006), Pollak (1989), Le Goff (2003), Nora (1993), Mogarro (2005/2006), Bonato (2005), Vidal (2000/2005), Furtado (2011), dentre outros. Parte da problemática relacionada ao tratamento da massa documental de uma instituição de ensino, de modo a predominar seu valor histórico-cultural presente nos documentos, sua potencialidade enquanto fonte de informação e subsídios às práticas educativas. Mencionam discursos e sentidos atribuídos ao Ensino Médio e a Educação Profissional na Bahia, entre o final do século XX e início do século XXI, destacando algumas ações que materializam esses discursos. Trata-se de uma pesquisa quali-quanti, com o método de investigação adotado o estudo de caso do arquivo permanente do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, localizado em Caetité/Bahia, tendo como objetivo catalogar e organizar esse acervo na escola, com participação de estudantes, para torná-lo de fácil acesso, além de contribuir com a preservação. O percurso metodológico prosseguiu com a coleta de dados, valendo-se da técnica de aplicação de questionários, cujos resultados evidenciaram restrições de acesso aos arquivos escolares, apontando desafios e possibilidades para a ressignificação do espaço de pesquisa na escola, a partir da organização documental e a implementação de uma ferramenta para localização de documentos. Como Produto Educacional, propõe um Catálogo de modo a constituir-se como um instrumento de pesquisa que servirá de aporte para o acesso ao arquivo permanente da escola, com disponibilização a quem interessar


Descrição
Palavras-chave
Citação
NEVES, Dulce Dilma Oliveira.Catalogação dos arquivos escolares permanentes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, Caetité/BA: subsídio para preservação da memória e acesso ao patrimônio documental. Orientador: Genilson Ferreira da Silva. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Linguagem e Sociedade) -Departamento de Ciências Humanas (DCH VI), Universidade do Estado da Bahia, Caetité, BA, 2024.
Palavras-chave