Relações de gênero na formação academica e atuação profissional de mulheres da engenharia de pesca
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A sociedade avançou muito nos últimos tempos, as mulheres estão se inserindo cada vez mais no ensino superior, dados apontam que existem uma baixa repre- sentação feminina nas áreas de engenharia. Quais serias as barreiras e desafios enfrentados por mulheres nessas áreas? O objetivo geral desta pesquisa foi pro- mover reflexões sobre as relações de gênero na formação acadêmica e atuação profissional de mulheres engenheiras, com ênfase nas engenheiras de pesca. Visando promover uma articulação narrativa, de perspectiva feminina, sobre a escrevivência como ferramenta metodológica de formação e atuação das profis- sionais da engenharia de pesca. ; apontar, compilar e descrever as relações de gênero nas participações acadêmicas de docentes de um curso de Engenharia de Pesca; Além de realizar uma revisão sistemática de literatura sobre a área das engenharias e as relações de gênero As escrevivências é utilizada como técnica metodologica de caráter qualitativo, obtém como resultado a demonstra- ção que as vidas das mulheres não são meros objetos passivos de estudo, mas expressões ricas de arte e inventividade destacando sua capacidade de moldar e narrar suas trajetórias. Através de uma metodologia qualitativa, no capítulo 4, conseguimos verificar a produção por docente, a qual indicou uma representa- ção mais significativa do gênero feminino em todas as tipologias documental. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa de revisão sistemática literária, se- guindo as normas do Primas, obtendo como resultados 16 artigos encontrados. Para alcançar mudanças efetivas e romper com as barreiras que limitam o avanço das mulheres em um campo historicamente dominado por homens, como a engenharia, é necessário promover ações tanto dentro quanto fora da universidade, além de preparar os profissionais e discentes que estão inseridos nessa área.