A história da (des)Inserção da língua espanhola no currículo da educação brasileira

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022-07-19
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O interesse pelo desenvolvimento de uma pesquisa com esse tema surgiu a partir do contato com questões relacionadas à oferta da língua espanhola na Educação Básica no componente curricular Políticas Públicas ofertado no quarto semestre do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A partir desse contato, surge o objetivo geral desse estudo que consiste em compreender as percepções dos professores de E/LE em formação acerca da importância da oferta do espanhol nas escolas e dos prejuízos da não obrigatoriedade dessa oferta e, para isso, foi necessário avaliar a importância da língua espanhola e a história de sua oferta na educação brasileira e observar as percepções de professores em formação acerca do contexto de (não) oferta da língua espanhola na Educação Básica. Essa pesquisa está fundamentada na Lei 9.394, na Lei 11.161/05, na Lei 13.415 e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em autores que tratam da importância da oferta da língua espanhola na Educação Básica. Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que os participantes da pesquisa estão cientes da luta para a reinserção da mesma no currículo da educação brasileira e reconhecem que a falta dessa oferta traz prejuízos para a vida profissional, pessoal e intercultural dos alunos.


Descrição
Palavras-chave
Citação
BRITO, Gislane Silva. A história da (des)Inserção da Língua Espanhola no currículo da educação brasileira. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras, Língua Espanhola e Literaturas) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.
Palavras-chave