Ensino de produção textual: a perspectiva dos alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Juvenília Peixoto Sampaio-Município de Laje-BA

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-08-06
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa voltada ao ensino da produção textual no terceiro ano do ensino médio, com o propósito de entender a percepção do desempenho dos alunos na produção de textos. Para realização do estudo, fez-se um breve percurso histórico sobre o ensino da escrita no Brasil e uma abordagem sobre a produção de textos na perspectiva interacionista de língua. No processo de investigação do tema proposto, buscou-se responder à seguinte pergunta norteadora: “Como os alunos do terceiro ano do ensino médio avaliam a experiência com a produção de textos na escola?”. Para obter as informações necessárias, foi aplicado um questionário online que apontou dificuldades dos alunos com o desenvolvimento da escrita de textos, visto que persiste o ensino tradicional das normas gramaticais e redação, com equivocada justificativa para preparação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o que interfere na proficiência dos alunos O horizonte teórico escolhido para realização do estudo, foi baseado na perspectiva dos seguintes autores: Antunes (2016), Bettes (2010), Marcuschi (2018), Pessoa (2021) e Silva (2021).


Descrição
Palavras-chave
Citação
SANTOOS, Rafaela Silva. Ensino de produção textual: a perspectiva dos alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Juvenília Peixoto Sampaio-Município De Laje-BA. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.
Palavras-chave