Análise da qualidade de atendimento nos postos de informações turísticas da cidade de Salvador, gerenciados pela BAHIATURSA, sob a perspectiva do turista
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Resumo
A atividade turística pode ser compreendida como uma coletânea serviços. Dentro dessa perspectiva, no ambiente competitivo do mercado turístico, a qualidade do serviço se caracteriza como um atributo na fidelização dos turistas que consomem determinado destino. No que tange às responsabilidades do poder público na garantia da funcionalidade da estrutura turística, estão a oferta de serviços básicos de infraestrutura e a sistematização e difusão de informações turísticas. Dessa forma, pode-se compreender o serviço de informação ao turista como uma ferramenta indispensável de promoção turística e orientação, visto que, muitas vezes, o atendimento nestes estabelecimentos se constitui como o primeiro contato do viajante com o seu destino. Nesse sentido, esta pesquisa buscou explorar a qualidade dos serviços turísticos, cujo tema específico foi a análise da qualidade do atendimento nos postos de informações turísticas da cidade de Salvador, gerenciados pela Empresa de Turismo da Bahia – BAHIATURSA S/A, sob a perspectiva do turista. Para a coleta de informações, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo, contando com aplicação de formulários, questionários e entrevistas junto ao público de turistas, atendentes dos postos de informações e representantes da Diretoria de Serviços Turísticos – DST da Bahiatursa. A partir da interpretação dessas leituras pode-se conceber o perfil dos turistas que visitam postos de informações na cidade de Salvador, bem como a avaliação dos mesmos diante do serviço oferecido nestes estabelecimentos.