Emília no país da gramática vista por uma perspectiva linguística da variação e do ensino da gramática normativa

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Data
2021-07-11
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Tendo em vista que o ensino de Língua Portuguesa deve abordar a heterogeneidade da língua, é importante que se desenvolvam pesquisas que versem sobre essa questão, pondo em destaque a variação linguística e o ensino da gramática normativa. Dessa forma, este trabalho baseia-se na obra Emília no país da gramática, de Monteiro Lobato, no intuito de verificar de que maneira o autor aborda aspectos relacionados à língua e ao seu ensino de forma lúdica e contextual. Ademais, busca-se apresentar de que maneira a obra supracitada pode servir como suporte para o docente durante as aulas de Língua Portuguesa. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica e de caráter exploratório, haja vista que foi necessária a leitura de textos que envolvem a temática. Assim, foi feita uma análise qualitativa de trechos retirados da obra, referenciando teóricos para ratificar as afirmações apresentadas durante o trabalho. Defendemos, nesta pesquisa, que Lobato propôs uma metodologia de ensino que leva em consideração as vivências do aluno durante o processo de aprendizagem da gramática, além de abordar aspectos relacionados às variedades da língua.


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CONCEIÇÃO, Luane Souza da. Emília no país da gramática vista por uma perspectiva linguística da variação e do ensino da gramática normativa. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.
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