As imagens produzidas pelas mídias e o dia internacional da mulher

Resumo

Esta pesquisa investigou como a mídia está utilizando a imagem da mulher referente ao dia 08 de março. O estudo tem por objetivo analisar dois tipos de mídias (internet e as revistas) focando os sentidos da linguagem imagética em relação à mulher e o dia dedicado a ela. A pesquisa analisa ainda a produção de sentidos relacionados aos discursos em torno do papel da mulher, as concepções de gênero, as lutas feministas, e como esses elementos atuam numa unidade responsável pela identificação de um público. Por meio deste estudo, foi possível determinar em que medida a mídia envolve a imagem da mulher e cumpre sua função social, instigando a sociedade a uma reflexão crítica para sua melhoria ou se apenas reforça tendências, estereótipos ou normas de comportamentos já instituídos na sociedade brasileira. Por fim, este texto traz elementos para reflexão a respeito da questão do dia internacional da mulher e o poder da influência da imagem midiática sobre esse dia e sobre o público feminino, tendo em vista o entendimento das condições que envolvem os sujeitos na sociedade atual.


Descrição
Palavras-chave
Linguagem imagética, Mídia, Mulher, Gênero
Citação
SANTOS, Andréa Eduarda dos; Santos, Josenilda Souza. As imagens produzidas pelas mídias e o dia internacional da mulher. 2012. 78f. Orientador: Antenor Rita Gomes. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras), Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2012.