O uso da imagem do negro para a promoção do turismo da Bahia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2012-12-19
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

A presente monografia analisa de que forma a imagem do negro é utilizada para a promoção do turismo da Bahia. A análise é feita a partir da constatação de que os planejadores das localidades turísticas produzem imagens que visam torná-las atrativas no cenário global de competição de destinos. No caso da Bahia, elementos simbólicos da cultura e do corpo do negro, especificamente do residente de Salvador e do Recôncavo, são utilizados de forma profícua para a formatação da imagem turística do estado, compondo o discurso da baianidade. A ideia de africanização da Bahia é verificada na análise do documento oficial Turismo Étnico Afro na Bahia – publicado em 2009, que revela o aprofundamento do uso dessa imagem e a tentativa por parte dos órgãos oficiais em renovar o perfil turístico do estado, visando atrair turistas afroamericanos, com a criação de um novo segmento a partir da herança cultural negra. Ao mesmo tempo, são apresentados indicadores que revelam a real condição do negro na sociedade soteropolitana. Desta forma, pretende-se mostrar que a imagem turística da Bahia dota o destino de certo exotismo ao por em evidência o negro como sua imagem representativa, assim como de locus da democracia racial no Brasil. Por outro lado, essa imagem é confrontada com a difícil situação enfrentada pelos negros em Salvador, herança dos longos anos de escravidão e do racismo velado e cordial ao qual estão submetidos.


Descrição
Palavras-chave
Citação
BATISTTA, Iury Abreu Tavares. O uso da imagem do negro para a promoção do turismo da Bahia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo e Hotelaria) – Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Salvador, 2012
Palavras-chave