Marketing em destinos turísticos: uma análise das ações promocionais do projeto Praia 24 Horas
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Resumo
O presente trabalho trata da investigação dos segmentos turísticos considerados pelas ações promocionais do projeto Praia 24 Horas com o propósito de elevar o tempo de permanência de turistas na Bahia após o Carnaval de 2008. Para tanto, foram levantadas abordagens acerca do marketing em destinos turísticos, em especial as ações promocionais voltadas ao público já presente na localidade promovida, e, como base para o objeto de análise, a Bahia foi identificada turisticamente, junto ao seu órgão responsável pelas ações de marketing. Para atingir os resultados esperados, o estudo foi pautado no método descritivo e exploratório, através da pesquisa documental e bibliográfica, com destaque para o case Praia 24 Horas, elaborado pela Bahiatursa, em 2008, com o propósito de concorrer ao prêmio Top Turismo da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB). Diante de tal investigação, identificou-se que o Praia 24 Horas considerou o turismo de sol e praia e o turismo cultural como essenciais para o estímulo à permanência de turistas até o fim do verão no destino Bahia, mais especificamente em Salvador, já que na edição 2008 o evento só foi realizado nesta cidade. Partindo dessa premissa, notou-se que a Bahia por suas diversas potencialidades, merece destaque e direcionamento de esforços em outras modalidades turísticas que não apenas o sol e praia. A inserção do turismo cultural foi uma idealização louvável, mas ainda há outras possibilidades de exploração na Bahia durante a alta estação, afinal, como o próprio Estado defende, a Bahia é muito mais verão.