A hospitalidade como instrumento de humanização dos hospitais: o caso do Hospital da Bahia
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Na busca pela humanização dos serviços, as instituições de saúde se revestem dos atributos da hospitalidade praticadas na hotelaria tradicional. A humanização é uma forma de tornar os serviços diferenciados, oferecendo aos clientes um ambiente mais confortável e seguro. Tomando por base a similaridade do hotel com o hospital, os gestores deste investem nas estruturas arquitetônicas, em tecnologia e nos recursos humanos para desmitificar a impressão pavorosa que se tem de um hospital. O paciente passa a ser tratado como um cliente, participando e decidindo sobre o seu tratamento. A hotelaria hospitalar é então, um conjunto de atividades, serviços e equipamentos que contribuem para que o ambiente do hospital se torne mais humanizado e com serviços de qualidade. O objetivo desse trabalho é verificar quais são os atributos da hospitalidade que contribuem para a humanização dos serviços oferecidos pelo Hospital da Bahia, através da pesquisa de campo, com observação e aplicação de questionários. Este trabalho contribuirá cientificamente para o desenvolvimento de novas técnicas que permitam a melhoria das instalações físicas e da qualidade dos serviços prestados, melhorando a percepção por parte dos clientes e oferecendo uma nova compreensão de hospitalidade. Considera-se que o Hospital da Bahia reveste-se dos atributos da hotelaria tradicional para oferecer aos clientes um tratamento mais humanizado.