Estratégias de mercado das operadoras de turismo em Salvador, Bahia, diante da crise econômica global de 2008

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2010-03-17
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Em tempos de Globalização, na qual as nações estão interligadas economicamente, não há turbulências isoladas. O que ocorre em um país afeta, inevitavelmente, outros. A crise econômica global proveniente da inadimplência no setor imobiliário norte-americano, iniciada, ainda, em meados de 2007 é uma evidência disso. O Turismo mundial, também sofreu as conseqüências desta crise. Houve retração no número de viagens internacionais, porém, no caso do Brasil, houve um aumento na demanda por viagens domésticas em função da instabilidade cambial. Este estudo objetiva identificar as estratégias adotadas pelas operadoras de turismo, empresas intermediadoras entre o consumidor e o produto turístico, localizadas na cidade de Salvador, Bahia, a fim de se abrandar ou até mesmo extinguir os efeitos negativos da crise econômica em questão. Uma pesquisa como esta tende a apontar direcionamentos e ações estratégicas às agências de viagens e turismo, através da identificação dos possíveis impactos da crise econômica vigente e das novas exigências da sociedade contemporânea. Por fim, ressalta-se que estes tipos de turbulências internacionais acabam por se converterem em uma oportunidade para estas empresas se reorganizarem e reestruturarem a fim de atender aos anseios dos consumidores da nova era do Turismo.


Descrição
Palavras-chave
Citação
FORTUNA, Tábata Soares. Estratégias de mercado das operadoras de turismo em Salvador, Bahia, diante da crise econômica global de 2008. Orientador: Tadeu Bello dos Santos. 2010. 65f. Monografia (Bacharelado em Turismo e Hotelaria) – Departamento de Ciências Humanas, Campus I, Universidade do Estado da Bahia. Salvador, 2010
Palavras-chave