Sujeitos da EJA: caminhos para o empoderamento da leitura e escrita através de contos
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Resumo
O presente trabalho nasce da necessidade de se pensar continuamente a prática docente no que diz respeito à formação de jovens e adultos. Assim, o nosso objetivo foi observar os processos de empoderamento da língua de prestígio através da leitura e da escrita de si na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, concretizando o seu caráter empírico em turmas da EJA da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon, localizada na cidade de Salvador, Bahia. Na prática, foi proposto que os estudantes realizassem leituras e produções escritas do gênero conto, produções tais que estivessem estritamente ligadas à sua subjetividade, seguindo os fios das Escrevivências, termo cunhado por Conceição Evaristo para nomear o processo de escrita das vivências de si (2016), a fim de que desenvolvessem a competência escrita e o domínio da língua portuguesa vinculado a um processo de autoconhecimento. Como aporte teórico, foram utilizadas as contribuições de Arroyo (2005; 2017), Paulo Freire (1996; 2005; 2009; 2011), Gadotti (2001; 2005) e Haddad (2002) para embasar o estudo sobre a EJA. Trazendo o entrelace entre a escrita de contos, as escrevivências e o enleituramento foram abordados os textos de Berth (2019), Evaristo (2016), Oliveira (2019), Luft (1985), Freire (2009), Koch (2008) e Antunes (2007). Por fim, foi possível observar que a metodologia utilizada se mostrou eficaz no processo de ensino-aprendizagem no ambiente da EJA.