O ensino de literatura negro-brasileira: a produção da consciência étnico-racial em salas de ensino fundamental II em uma escola de Guanambi-BA
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Resumo
A presente pesquisa, intitulada “O ensino de literatura negro-brasileira: a produção da consciência étnico-racial em salas de Ensino Fundamental II em uma escola de Guanambi-BA” tem como objetivo investigar, pelo ensino da literatura negro-brasileira, se há a apropriação da consciência étnico-racial no estudante do Ensino Fundamental II. O estudo traz discussões importantes, sob a perspectiva da diferença, do ensino da literatura negro-brasileira e das questões étnico-raciais na escola. Além disso, a pesquisa levanta discussões teóricas sobre a Lei 10.639/2003, a partir da ótica da Decolonialidade, e analisa questionamentos levantados sobre a contribuição do ensino da literatura negro-brasileira e a construção da consciência étnico-racial. Ainda, o estudo empreendeu a construção de um material pedagógico que contribui para a compreensão da história do “outro” para a construção de um espaço escolar justo e democrático. Para tanto, a pesquisa partiu da seguinte inquietação: o ensino da literatura negro-brasileira atua no reconhecimento/desenvolvimento da consciência étnico-racial? O questionamento que subsidia a discussão parte da compreensão de que o ensino da literatura negro-brasileira é um espaço que viabiliza outras interpretações de sentido e contribui para a construção da consciência étnico-racial no espaço formal de educação e, também, em espaços outros. Dessa forma, este estudo possui características da pesquisa de campo, pois as ações desenvolvidas para a obtenção dos dados foram desenvolvidas na sala de aula. Inicialmente, foram realizadas oficinas de intervenção leitora a partir de trechos de narrativas literárias da literatura negro-brasileira. Depois da aplicação das oficinas literárias, como coleta para análise de dados, foi aplicado um questionário. Por fim, a pesquisa ainda possibilita a construção de um produto técnico educacional instrumentalizado no formato de guia pedagógico, a fim de contribuir com o ensino das relações étnico-raciais. Como subsídio normativo, foram utilizadas a Base Nacional Comum Curricular (2018) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004). Como subsídio teórico, foram utilizadas as concepções de Silva (2010) para discutir sobre a literatura negro-brasileira e introduzir a discussão sobre a questão étnico-racial na escola. Além disso, utilizou-se autores como Alves (2010; 2011), Candau (2008), Cosson (2012), Dalcastagnè (2012), Evaristo (2009; 2010), Dionísio (2013), Gomes (2007; 2008; 2011; 2017), Silva (2002; 2010), Soares (2001), Moreira e Candau (2003), Munanga (2005), dentre outros. Para amparar a discussão sobre a Decolonialidade e a Lei 10.639/2003, utilizou-se como suporte teórico as concepções de Candau e Oliveira (2010), Maldonado-Torres (2007), Walsh (2019), dentre outros importantes estudiosos do assunto. Diante das reflexões, espera-se que a pesquisa instrumentalize ações e encaminhamentos pedagógicos que potencializem a prática de ensino da literatura negro-brasileira, sobretudo, na construção da consciência étnico-racial.