Influência do nível de atividade física e do tempo de tela sobre o desempenho motor de estudantes do Ensino Fundamental II e Médio da cidade de Alagoinhas, Bahia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-07-04
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência dos níveis habituais de atividade física e o tempo de tela sobre o desempenho motor de estudantes do fundamental II e ensino médio. Trata-se de estudo transversal, de base escolar, com estudantes do ensino fundamental II e médio. O nível de atividade física foi avaliado através do questionário de Atividade Física para Adolescentes PAQ-A, O tempo de tela avaliado através de um questionário do tipo autorrelato e uma bateria de testes físicos do PROESP-BR para avaliar o desempenho motor. A amostra foi de conveniência composta por 20 escolares (20% do sexo feminino; média de idade 16,9 ± 0,98 anos). Os estudantes foram divididos em dois grupos: grupo A (insuficientemente ativo + Inativos fisicamente) e B (Moderadamente ativo + ativos. Para comparar diferenças do desempenho motor e tempo de tela entre os grupos foi utilizado o teste Mann-Whitney. Para avaliar a correlação entre nível de atividade física e as variáveis do desempenho motor e tempo de tela foi utilizado o teste de Spearman. Observou-se correlação significativa (pf 0,03) entre o tempo de tela e o nível de atividade física, ou seja, a medida que aumentava o nível de atividade física diminuía o tempo de exposição as telas. E quando comparado os grupos em relação ao tempo de tela, verificou-se que houve diferença significativa (p f 0,04) entre os grupos, com o grupo B apresentando menor tempo de tela. Os resultados do presente estudo sugerem uma possível correlação existente entre tempo de tela e os níveis de atividade física, e demonstram que à medida que os estudantes apresentam maiores níveis de atividade física, diminui o tempo de exposição a tela.


Descrição
Palavras-chave
Citação
BARBOSA, Adson Luis Santana. Influência do nível de atividade física e do tempo de tela sobre o desempenho motor de estudantes do ensino fundamental II e médio da cidade de Alagoinhas, Bahia. Orientadora: SCHER, Luria Melo de Lima. 2024. 16f. Monografia ( Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação (DEDC II), Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2024.
Palavras-chave