A inclusão e acessibilidade de crianças com transtorno espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Desidério – BA.

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Data
2024-07-10
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo apresentar a análise da inclusão e acessibilidade de alunos com Transtorno do Espectro Autista, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola localizada no município de São Desidério-BA. Para tanto, investigamos por meio da pesquisa de campo, de base qualitativa o processo de inclusão e acessibilidade a partir do diálogo estabelecido pelas discussões referenciadas pela Declaração Salamanca (1994), Constituição Federal (1988), Campbell e Oliver (2003), Reis (2010), Santana (2012), LBI (2015), Mantoan (2015), Mazzota (2012), Canja e Apodoca (2008), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que a inclusão não deve ser apenas um ideal, mas uma prática cotidiana que reflita o respeito à diversidade e a dignidade humana. A inclusão e acessibilidade de pessoas com TEA demandam um esforço coletivo e contínuo que não se limita à inserção física no ambiente escolar, mas envolve a participação ativa e significativa das crianças em todas as atividades escolares.


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SOARESA, Isabella Monteiro; SOUZA, Joseana de Jesus. A inclusão e acessibilidade de crianças com transtorno espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Desidério – BA. Orientadora: Sandra Cristina Lousada de Melo. 2024. 54 fls. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) Departamento de Ciências Humanas, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia. Barreiras-BA, 2024.
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