A gestão escolar e a prova do SAEB: planejamento em escolas públicas dos municípios de Angical e Barreiras-BA

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Data
2024-07-15
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente trabalho teve como objetivo geral compreender as ações adotadas pela gestão escolar antes da aplicação da prova do SAEB em escolas públicas do fundamenta 1 dos municípios de Angical e Barreiras – BA. A proposta de pesquisa básica caminhou com a sustentação de dois instrumentos, a saber: análise documental e entrevistas. Foram considerados documentos institucionais para verificação de pontos que delineavam as ações da gestão escolar para aplicação da avaliação externa, nesse sentido, consideraram-se as categorias: gestão escolar democrática, gestão pedagógica, gestão administrativa, avaliação externa. Os aspectos que emergiram desta pesquisa permitiram identificar as fragilidades nas decisões dos gestores no que se refere ao realinhamento dos documentos indenitários, bem como uma política de organização voltada para a qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens por meio da aplicação da avaliação ex-terna. Os resultados ainda apontaram algumas poucas ações realizadas pelos gestores antes da aplicação da prova do SAEB, a saber: no que se refere ao apoio emocional aos estudantes, bem como aplicação de simulados como os descritores exigidos pela referida avaliação. Palavras-chaves: Gestão escolar; Avaliação externa; Prova do SAEB; Ações; Planejamento.


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Citação
CÂMARA, Adriana Pereira da. A gestão escolar e a prova do SAEB: planejamento em escolas públicas dos municípios de Angical e Barreiras-BA. Orientadora: Jânia Cardoso dos Santos. 2024. 47 fls. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) Departamento de Ciências Humanas, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia. Barreiras-BA, 2024.
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