Letramento literário gamificado
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Resumo
Esta pesquisa-aplicação debruça-se sobre o letramento literário gamificado aplicado a uma turma do 9º ano de uma escola pública de Ribeira do Pombal, Bahia. O objetivo principal deste trabalho é compreender as contribuições do letramento literário gamificado no aprendizado das habilidades leitoras dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Seus objetivos específicos são três: caracterizar os letramentos que compõem a solução gamificada proposta; especificar como a Teoria da Autodeterminação pode potencializar uma solução gamificada de ensino-aprendizagem e analisar como o letramento literário gamificado contribui para o aprendizado das habilidades leitoras. Para alcançar os objetivos propostos, lançamos mão de autores com notória importância nas categorias estudadas. Soares (2015) e Rojo (2009) configuram-se como as principais teóricas do letramento, enquanto Cosson (2021) contribui para o entendimento do letramento literário. Alves (2016) é invocada por este trabalho no intuito de explanar a importância dos jogos digitais na educação. Fardo (2013), Chou e (2015) Kapp (2012) dão sustentação à discussão sobre gamificação. A parte teórica soma-se aos resultados alcançados na turma citada. Foram necessárias 23 aulas para concluir a intervenção que aqui será relatada. Logo, os resultados mostraram que o letramento literário gamificado contribuiu na melhoria das duas habilidades de leitura menos consolidadas no grupo de pesquisa.