Memórias e narrativas de professores/as de História: reflexões sobre a formação e experiência docente no Município de Eunápolis (2009-2018)
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar através das memórias e narrativas, a trajetória formativa e atuação profissional de professores/as de História no município de Eunápolis. Foram entrevistados oito professores/as que estão atuando no ensino de História, no Ensino Fundamental II. A condução metodológica da pesquisa foi pautada na fonte oral e escrita. Tendo como referenciais Maurice Halbwachs, Lucília Delgado, Verena Alberti. O cruzamento dessas fontes nos possibilitou compreender os processos formativos vivenciados por esses profissionais, e como suas experiências são importantes para sua prática na sala de aula. O ensino de História é fundamental, pois permite a compreensão da temporalidade, estimula o pensamento reflexivo, e promove a consciência histórica. Tendo como suporte os autores: Rusen (2001); Pimenta (2012); Cerri (2011); Bloch (2001). As narrativas, e o ato de rememorar suas histórias de vida são essenciais para a compreensão da constituição de um ser/fazer docente. Esse estudo teve como recorte temporal o período de 2009-2018, sua escolha é justificada por delimitar o período da formação em nível superior dos professores/as entrevistados/a.