Proposta de roteirização turística do vale ao verde: roteiro de comidas da roça e aguardente do distrito de Vale Verde – BA

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-07-03
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente estudo tem como tema a elaboração de roteiros turísticos, que envolve o planejamento e a organização de itinerários para contextualizar e destacar os pontos atrativos de um destino, visando aumentar sua atratividade. Um roteiro bem elaborado funciona como um produto turístico completo, combinando diversos elementos e serviços para oferecer experiências autênticas ao público-alvo. Nos roteiros turísticos de experiência gastronômica, as vivências estão intimamente relacionadas à culinária local e ao seu contexto histórico e cultural, proporcionando aos visitantes uma sensação de satisfação e prazer. A integração entre turismo de experiência e turismo gastronômico, ambientado em um destino rural, resulta no turismo de experiência gastronômica rural, que consiste em uma experiência que combina vivências rurais com a culinária local. Assim, está pesquisa pretende estabelecer de que forma a Roteirização Turística pode contribuir para o desenvolvimento da atividade turística no distrito de Vale Verde. O presente estudo é classificado como uma pesquisa exploratória/descritiva, adotando uma abordagem qualitativa. Os métodos de pesquisa empregados incluem estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental. As fontes de dados utilizadas foram o Ministério do Turismo - MTur, a Prefeitura Municipal de Porto Seguro e autores renomados na área do turismo, com base em publicações disponíveis em bibliotecas digitais. Para a coleta de dados, foi empregada a técnica de observação direta. Os resultados obtidos indicam que a roteirização turística pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento de Vale Verde, trazendo benefícios econômicos, sociais e culturais, e ressaltando a importância de um planejamento estratégico e inclusivo. A pesquisa revelou que a roteirização turística, quando cuidadosamente planejada e executada, pode ser um mecanismo eficaz para impulsionar o desenvolvimento da atividade turística em Vale Verde. No entanto, também destacou a urgência de melhorias na infraestrutura turística do distrito e a importância de investimentos e promoção dos atrativos já existentes.


Descrição
Palavras-chave
Citação
GIARDINA, Káilla Martins. Proposta de roteirização turística do vale ao verde: roteiro de comidas da roça e aguardente do distrito de Vale Verde – BA. 2024. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado da Bahia, Eunápolis, 2024.
Palavras-chave