Curso pré-vestibular como conexão entre educação básica e o ensino superior: o caso do UPT no DCHT/Uneb/Campus XX – Brumado
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O trabalho aborda questões relacionadas ao Programa Universidade Para Todos (UPT), presente no contexto das políticas públicas de acesso ao ensino superior brasileiro. Dá-se ênfase às particularidades do UPT para demonstrar a importância de iniciativas governamentais que prezam pela melhoria e a adoção de medidas que visem solucionar problemas de acesso ao ensino superior. Faz-se, para isso, uma pesquisa de abordagem qualitativa, com menção de pesquisas sobre o tema realizadas por diferentes estudiosos, com o intuito de deixar registrado o papel do programa e, principalmente, destacar a qualidade e a importância dele como política pública de acesso ao ensino de nível superior. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como o curso pré-vestibular Universidade para Todos, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XX – Brumado, atua na conexão entre a Educação Básica e o Ensino Superior. Neste sentido, é importante a compreensão das políticas públicas de acesso no nível superior, os cursos pré-vestibulares e a estrutura organizacional do programa. Para alcançar os objetivos propostos, foi trilhado um caminho metodológico sustentado pela pesquisa bibliográfica por meio de artigos científicos, teses e dissertações que discutem o UPT e análise de dados adquiridos a partir de entrevista estruturada com aplicação de questionário via formulário online, através do Google Forms aos sujeitos envolvidos com o programa Curso Pré-vestibular Universidade Para Todos. Com base nestas constatações, foi elaborada uma cartilha intitulada “Universidade é para todos”, direcionada aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Bahia, com objetivo de levar ao conhecimento do programa e a utilização do espaço reservado para o UPT no Campus XX. Os resultados comprovam que o Programa Universidade Para Todos tem contribuído de forma significativa com a Educação, possibilitando aos estudantes oriundos de escolas públicas se aperfeiçoarem para o ingresso na Universidade através do acesso à qualificação pessoal e profissional fornecida a partir do momento em que utilizam o UPT.