Gestão escolar e experiências gestoras: o website como ferramenta pedagógica para registro e socialização de saberes de um Município do Território do Sisal – BA

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023-12-20
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado Da Bahia
Resumo

O presente estudo, intitulado “Gestão Escolar e Experiências Gestoras: O Website como Ferramenta Pedagógica para Registro e Socialização de Saberes de um Município do Território do Sisal - BA”, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, com vinculação ao Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES). Parte da seguinte questão norteadora: como a socialização das práticas de gestão podem contribuir para a valorização profissional e a construção de novos saberes a partir da realização de rodas de conversas e produção de uma ferramenta pedagógica com gestores escolares de um município do Território do Sisal - BA? Traz como objetivo geral analisar a gestão escolar, suas implicações no cotidiano profissional com vistas à construção de um website colaborativo como instrumento pedagógico para compartilhamento das experências da gestão desenvolvidas. O aporte teórico utilizado está ancorado nos estudos de Paro (2016), Sander (2007), Libâneo, Oliveira, Toschi (2012), Luck (2009). É um estudo que foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) a partir do parecer de nº 5.983.392. A proposta interventiva foi organizada para a realização de quatro encontros no formato de rodas de conversas, divididas entre duas rodas presenciais, duas na modalidade virtual pela plataforma de videoconferência Google Meet e intencionou tecer discussões de temas relacionados à gestão escolar. Os resultados revelaram características contextuais de uma gestão escolar pautada pelos princípios da gestão democrática, e com a legislação municipal em conformidade com o que se aponta na Constituição Federal do Brasil (CF) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Outrossim apontou como as partilhas das experiências gestoras tecidas a partir das ações formativas, as rodas de conversas, foram positivas, proporcionando momentos ímpares de trocas, valorização e construção de novos saberes. Salienta se ainda que os registros e discussões que subsidiaram a construção coletiva da ferramenta pedagógica e produto do mestrado, o website Portal da Gestão Escolar constituiu-se como devolutiva social para partilha, democratização/construção de novos saberes e valorização profissional.


Descrição
Palavras-chave
Citação
CORDEIRO, Silvaneide Santos. Gestão escolar e experiências gestoras: o website como ferramenta pedagógica para registro e socialização de saberes de um Município do Território do Sisal – BA. Orientadora: Selma Barros Daltro de Castro. 2023. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social - Departamento de Educação Campus XI, Universidade do Estado da Bahia, Serrinha, 2023.
Palavras-chave