Mapeando possibilidades: um estudo bibliométrico sobre gênero, sexualidade e interculturalidade no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-02-01
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Esse estudo tem o objetivo de verificar o modo como se configuram as produções do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que são atravessadas pelos temas interculturalidade, gênero e sexualidade, analisando, a partir das discussões tecidas e intervenções/produtos propostos, em que medida essas produções contribuem ou podem contribuir para melhorar as práticas pedagógicas da educação básica e da educação regional em geral. Os objetivos específicos propostos são: a) mapear as abordagens epistemológicas e metodológicas dos trabalhos; b) identificar a tipologia das propostas interventivas e do produto delas; c) analisar como as produções interpretam as questões de gênero e sexualidade no contexto escolar; d) identificar demandas que emergem dentro do programa, no que se refere ao desenvolvimento dessas pesquisas e) discutir sobre o perfil das(dos) egressas(os), o processo de produção dos Trabalhos Finais de Conclusão de Curso (TFCCs) e sobre a execução das suas propostas interventivas. O percurso teórico-metodológico adotado baseia-se na perspectiva política e filosófica do feminismo materialista, a partir da qual se compreende que a luta feminina contra os sistemas de opressão não pode ser desvinculada das lutas de classe. Esse é um estudo bibliométrico, de caráter exploratório de abordagem metodológica quali-quantitativa. Para construção dos dados, utilizamos uma Revisão Sistemática de Literatura, a análise bibliográfica de produções do MPED e ciclos de conversas com egressas(os) do programa. A análise dos dados construídos foi feita utilizando a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2001). No que se refere ao aporte teórico, acionamos principalmente Mathieu (2009; 2021), Wittig (1970), Delphy (2009; 2015), Scott (1995), Louro (2000), Candau, (2003; 2020), Hall (2006) e Gatti (2001). Os resultados alcançados na pesquisa sugerem que há a necessidade de se repensar a oferta dos componentes curriculares obrigatórios e optativos ou mesmo reconsiderar as ementas desses componentes no MPED. Os resultados também constatam que são de grande valia estudos que deem visibilidade às produções do programa, evidenciando para a comunidade científica e para a sociedade em geral as melhorias não apenas propostas, mas promovidas, na educação básica local, por esses TFCCs. O produto pensado para essa pesquisa é uma cartografia das produções do programa organizada no formato de um infográfico. A expectativa é que esse produto seja integrado aos produtos resultantes das pesquisas de demais colegas que desenvolvem no MPED pesquisas sobre gênero e sexualidade, de forma que a integração dos produtos resulte em um produto único, um caderno de orientação elaborado e publicado na intenção de pensar formação de professoras(es) da educação básica numa perspectiva de gênero e sexualidade.


Descrição
Palavras-chave
Citação
RIBEIRO, Ariane Confessor de Carvalho. Mapeando possibilidades: um estudo bibliométrico sobre gênero, sexualidade e interculturalidade no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade. 2024. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XIV, Conceição do Coité, 2024. Orientadora: Profa. Dra. Zuleide Paiva da Silva.
Palavras-chave