Baianidade, imagem e as políticas públicas de turismo: uma análise dos PPAS da Bahia e Salvador de 2016 a 2021

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Data
2019-09-27
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente trabalho consiste em analisar de que forma o conceito de baianidade é utilizado pelas políticas públicas da Bahia e de Salvador, com intuito de alavancar a atividade turística. A análise é feita por intermédio da leitura dos Planos Plurianuais vigentes em 2019, do Estado e do Município. A pesquisa desenvolvida analisa o conceito de cultura, identidade cultural, imagem e turismo cultural, que são tidos como pontos contextualizadores do trabalho, visto que o elemento norteador, a baianidade, que se refere a Salvador e ao Recôncavo, é uma construção identitária firmada por intermédio de instrumentos simbólicos e estéticos de uma localidade. Desse modo, é necessário conhecer a história e fases desse ethos do povo baiano, identificando o que influenciou e ressignificou o termo e analisando como é abordado nos discursos oficiais atuais. Para a elaboração deste estudo, a metodologia utilizada foi de base bibliográfica, descritiva, interpretativa e documental. Desse modo, a pesquisa se desenvolveu a partir de levantamento de dados já elaborados e análise de documentos oficiais, levando a conclusões preliminares que a baianidade ainda é estratégia oficial, presente nas ações dos gestores públicos, para promover a atividade turística.


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MASTRANGELI, Flaminia. Baianidade, imagem e as políticas públicas de turismo: uma análise dos PPAS da Bahia e Salvador de 2016 a 2021. 2019. 64fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo e Hotelaria) – Departamento de Ciências Humanas, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2019
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