Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023-12-05
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

No contexto de pandemia causada pelo SARS-CoV-2, a Educação, em todos os países do mundo, foi umas das áreas mais afetadas, em razão das medidas de distanciamento social, o que reverberou na adoção de estratégias para efetivar o processo de ensinar e de aprender, apesar dessa limitação. O Ensino Remoto, um dos modelos utilizados para viabilizar a continuidade com as aulas, fez emergir o presente estudo que tem por objetivo analisar os entraves à experiência dos residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) na modalidade de Ensino Remoto, em Instituição de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoinhas, voltada ao Ensino Médio e Educação Profissional. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso em pesquisa de natureza qualitativa, mediante a aplicação de questionário. Os sujeitos da pesquisa foram 04 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Biologia que participaram como residentes no PRP. A análise dos dados revelou que os entraves pedagógicos se situam, de modo marcante, na privação de dispositivos tecnológicos por alguns alunos, impactando na sua participação nas aulas, e no retorno de atividades, repercutindo na interação professor-aluno. Frente esse cenário, os sujeitos relataram o uso de estratégias que se aproximam das bases das metodologias ativas, contratando assim o ensino remoto em que se buscou o desenvolvimento de estratégias de ensino capazes de atender às demandas do ensino presencial, uma interação mais expressiva entre professor e aluno, contribuindo, assim, com a construção de conhecimentos futuros sobre essas metodologias utilizadas no contexto da pandemia.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SANTOS, Ediel Dias da Silva. Ensino remoto no programa Residência Pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-BA. Orientador: Antonio Geraldo da Silva Sá Barreto. 2023. 50f. Monografia(Licenciatura em Ciências Biológicas)- Departamento de Ciências Exatas da Terra, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2023.
Palavras-chave