Licenciatura em Ciências Biologicas - DCET2

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 27
  • Item
    uso de modelos didáticos de biscuit no ensino de parasitologia: reflexões acerca dos processos de ensino e de aprendizagem
    (Luan Santos souza, 2024-12-04) Souza , Luan; Santos , Genário; Queroiz, Magnólia; Santana , Edson
    O ensino das ciências no Ensino Fundamental e Médio é desafiador à medida em que é necessário contextualização e construção de sentidos da aprendizagem de acordo com a realidade dos estudantes, assim como na promoção de aulas práticas e experimentais. Sobre essa perspectiva, esta pesquisa qualitativa e monográfica, teve como objetivo principal compreender e demostrar a eficácia da utilização do modelo didático com biscuit nos processos de ensino e de aprendizagem sobre parasitas em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II, no componente curricular de Ciências em uma unidade de ensino no município de Alagoinhas, Bahia. As aulas ministradas tiveram como conteúdos os ciclos de parasitologia das doenças Esquistossomose, Chagas e Teníase. Como metodologia, foram feitas as revisões de literatura como base em artigos indexados no SciELO.Org e em livros sobre a temática. As aulas teóricas e práticas foram ministradas e avaliadas pelos estudantes por meio de questionários, através do qual, foi possível diagnosticar e analisar o aprendizado adquirido após as aulas. Como resultados, foi possível compreender que o uso de metodologias lúdicas e práticas é um importante aliado no processo do ensino e da aprendizagem de Ciências e/ou quaisquer outra área do conhecimento e que quando o ambiente da sala de aula proporciona ao estudantes elementos para que possam protagonizar seu conhecimento, há maiores possibilidades e estímulos para a construção de aprendizagens com mais qualidade e significado para o aprendiz.
  • Item
    Inclusão de Surdos no Ensino Superior: Implicações, acesso e permanência.
    (UNEB, 2024-12-04) Anjos, Luana de Souza Silva dos; Santos, Genário dos; Coelho, Alexa Araújo de Oliveira Paes; Almeida, Gracineide Selma Santos de
    A inclusão de estudantes surdos no Ensino Superior brasileiro ainda é uma realidade que precisa ser debatida na sociedade. Apesar dos dados estatísticos mostrarem um aumento de pessoas com deficiência auditiva, surdez e surdocegueira ingressando no Ensino Superior, existe a real necessidade de políticas públicas para a garantia de mais acesso e de permanência de qualidade na universidade. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo discutir sobre a inclusão dos surdos no ensino superior, analisar as implicações do baixo índice de acesso e permanência dentro das universidades, em especial a UNEB. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e explorativa e teve como base metodológica a revisão de literatura a partir de publicações indexadas na base de dados do Periódico da CAPES. A análise e discussão pautaram-se na Análise de Conteúdo. Com base no corpus do estudo, conclui-se que para melhoria do acesso e permanência de estudantes surdos e com deficiência auditiva na universidade é preciso avanços nas políticas públicas, na formação e a capacitação de professores, fortalecimento da Libras e seus intérpretes, de elaboração de materiais didáticos adaptados, aulas contextualizadas para a realidade surda, entre outras demandas importantes, como presença dos Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e suas efetivas ações de acompanhamentos estudantis. É preciso o desenvolver da consciência e a construção da cultura inclusiva que possibilita o acesso, mas também, e, sobretudo, a permanência das pessoas com deficiência na universidade.
  • Item
    PÓS-PANDEMIA E EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE OS MOTIVADORES SOCIAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DA BAHIA
    (2025-12-04) Cristo, Tairone gomes de; Santos, Genário; Braz santana, Edson; Silva Queiroz, Magnólia
    A pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) atingiu o mundo no início de 2020. Foi um momento que trouxe diversas mudanças para o nosso cotidiano, sobretudo, para a educação que sofreu com os impactos provenientes das medidas do isolamento social. Diversas mudanças ocorreram nos processos educativos, acentuando a desigualdade que já se arrasta no país. Em vista deste cenário, o objetivo desse estudo qualitativo foi compreender os motivadores sociais que contribuíram para o aumento da taxa de evasão e abandono de estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de ensino do Estado da Bahia, no período pós-pandemia da Covid-19 e apresentar reflexões acerca das medidas tomadas para a minimização desta problemática. A metodologia adotada foi à revisão de literatura tendo como base o SciElo.Org e com recorte temporal dos últimos cinco anos de publicação sobre a temática e a análise dos dados foi feita com base na Análise de Conteúdo de Bardin. O estudo possibilitou reflexões críticas sobre os impactos da pandemia no âmbito educacional no Brasil, bem como os motivadores que mais influenciaram o fenômeno do abandono e da evasão escolar. Os dados mostraram que a educação em nosso país e, sobretudo, na Bahia, vem se transformando após a pandemia e que aumentou o número de estudantes que evadiram da escola no período pandêmico. Como medidas, o governo promoveu algumas estratégias que contribuíram para que os estudantes se mantivessem no ambiente escolar, a exemplo de programas como o Pé de Meia, o Bolsa Presença e Bolsa Mais Estudos. Por fim, o estudo demonstra que se faz necessário analisar o valor social da educação e da escola, repensar a educação escolar de qualidade e em políticas públicas voltadas para garantir a permanência do estudante e, assim, promover a inclusão dos sujeitos. Um convite para refletir e repensar os rumos da educação escolar brasileira no presente século.
  • Item
    Análise do conteúdo de Botânica nos livros didáticos do novo Ensino Médio
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-07) Santos, Elizianne Ribeiro dos; Queiroz, Magnólia Silva; Almeida, Gracineide S. S. de; Matos, Fabiana Aguiar de
    O livro didático é uma ferramenta pedagógica importante para o ensino aprendizagem e, em muitos casos, é a única fonte de trabalho impresso utilizada pelos professores e estudantes nas escolas da rede pública de ensino. Com a reforma do Novo Ensino Médio, os livros passaram por modificações na abordagem dos conteúdos e, por isso, é imprescindível saber como o conteúdo de Botânica é apresentado nos livros de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, já que as plantas são essenciais para manutenção da vida no Planeta; é por meio dos estudos e pesquisas sobre elas que inúmeras descobertas científicas são realizadas, colaborando consideravelmente para a civilização humana. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar como o conteúdo Histologia e Morfologia das Angiospermas é abordado em três coleções de livros didáticos do Novo Ensino Médio. Para essa pesquisa, foram analisadas a presença e a abordagem do conteúdo Histologia e Morfologia das Angiospermas em dezoito volumes de três coleções de livros aprovados no PNLD 2021. A pesquisa teve caráter qualitativo do tipo descritivo e a execução deu-se pela análise de conteúdo em três fases: pré - análise, inferência e interpretação dos resultados. Nessa perspectiva, observou-se que, dos dezoito volumes analisados, somente três continham o tema em questão, além de que as coleções de LD do Novo Ensino Médio passaram por uma grande mudança, com diminuição no número de páginas, reduzindo o volume de conteúdo, imagens e exercícios dedicados à área de Biologia e, principalmente, à temática das Angiospermas.
  • Item
    AUTONARRATIVA DE UMA LICENCIANDA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A PARTIR DE VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II
    (UNEB, 2024-07-17) Pinto, Caroline Andrade de Pinho Alves; Queiroz, Magnólia Siva; Coelho , Alexa Araújo de Oliveira Paes; Leão , Claudia da Silva
    O Estágio Supervisionado faz parte do currículo dos cursos de graduação e é fundamental para a formação do discente. Durante esse período, os conhecimentos adquiridos em sala de aula são aplicados ao contexto prático da futura profissão. Em março de 2020, o mundo foi afetado pelo SARS-CoV-2, pandemia de COVID-19, e enfrentou mudanças na rotina em todos os setores. No campo da educação não foi diferente: com a impossibilidade de realizar os encontros presenciais entre professores e alunos, na educação básica e no ensino superior, devido ao isolamento social, as aulas e estágios remotos surgiram como alternativas para reduzir os impactos negativos no campo de ensino- aprendizagem. No presente trabalho, “autonarrativa de uma licencianda do curso de ciências biológicas a partir de vivências do estágio supervisionado I e II”, busquei narrar e refletir sobre minhas vivências no Estágio Supervisionado I e II que marcaram minha trajetória e foram essenciais para a formação da minha identidade docente. Para a produção desse trabalho, foi utilizada a abordagem qualitativa e, como método, a narrativa autobiográfica, na qual realizei uma revisitação das minhas memórias e portfólio, que foi um instrumento de análise e reflexão das minhas experiências. Durante o período dos estágios supervisionados, enfrentei diversos desafios fundamentais para o meu crescimento profissional, pois cada dificuldade exigiu uma solução criativa com abordagem adaptativa. No entanto, cada obstáculo foi uma oportunidade para descobrir novas maneiras de ensinar e aprender. Ao longo desse processo, busquei constantemente aplicar metodologias educacionais que considerassem os diferentes perfis e necessidades das turmas em que trabalhei, o que tanto enriqueceu minha prática pedagógica quanto permitiu uma maior inclusão e engajamento dos docentes. O estágio presencial me preparou melhor para lidar com os desafios do ambiente educacional ao mesmo tempo em que me proporcionou valiosos aprendizados sobre a importância da flexibilidade, da empatia e da inovação no processo de ensino-aprendizagem.