Erros: estudos de erros cometidos pelos alunos na resolução de problemas algébricos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este estudo tem como foco principal investigar quais os erros mais frequentes cometidos pelos alunos na resolução de problemas algébricos tendo como sujeitos investigados os alunos do 8º ano do Colégio Estadual José da Silva Marques, localizado no município de Campo Formoso. Utilizando os conceitos de Cury (2007), Pinto (2000), Booth (1995), entre outros, o presente estudo, de cunho qualitativo quantitativo, relata um estudo através de testes investigativos realizado no âmbito escolar com os estudantes supracitados. Na análise foram identificados os erros a partir de categorias definidas pela matriz SAEB tendo uma análise qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos erros identificados na análise das resoluções tem suas origens em conhecimentos aritméticos mal formados, bem como no uso incorreto de regras e procedimentos aritméticos. Assim, reafirma-se a importância da análise e reflexão sobre os erros dos estudantes na resolução de problemas matemáticos.


Descrição
Palavras-chave
Citação
LISBOA, Érica Cristina Guirra; CASTRO, Maria Celeste Souza de. Erros:: estudo de erros cometidos pelos alunos na resolução de problemas algébricos. Orientadora:Maria Celeste Souza Castro. 2012. 63fs. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2012
Palavras-chave