Educação de Jovens e Adultos (EJA): o mobral e a educação emancipadora de Paulo Freire
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Resumo
O presente artigo apresenta reflexões sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a problemática da evasão escolar, apontando as suas consequências, bem como, suas principais causas. Nesse sentido, nota-se que a ausência de políticas efetivas direcionadas a educação pública de qualidade, bem como, o contexto social e econômico dos discentes na maioria das vezes impossibilitam as suas permanências no âmbito escolar, visto que, muitos(as) se veem obrigados a evadir do espaço escolar para ocupar o mercado de trabalho, na maioria das vezes informal, visando a sobrevivência. Por isso, se faz necessário que as práticas educativas utilizadas pelos educadores dialoguem mais com as especificidades e dificuldades desse público, pois, muitas vezes o ensino ocorre de forma descontextualizada da realidade social dos educandos, motivo que não permite que os alunos se sintam acolhidos e autores da própria história. Em vista disso, se faz necessária a formação continuada dos profissionais da educação. Para dar sustentação teórica a essa pesquisa utilizou-se das contribuições dos autores: Freire (1982;1989;1998;200;2011), tendo em vista o legado de suas obras e suas contribuições para a educação; Brandão (2005) que apresenta uma discussão riquíssima sobre o método de Paulo Freire; Arroyo (2011), entre outros. Espera-se contribuir e oferecer subsídios para que educadores encontrem informações e estratégias que visem a melhoria da sua prática educacional. Visto que, acredita-se em um aprendizado pautado no prazer de ler e interpretar o mundo de forma inovadora, dinâmica, significativa e libertadora.