Condições de trabalho docente na educação básica: um estudo sobre a rede pública (zona urbana e rural) na cidade de Serrolândia-Bahia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo as condições de trabalho docente na cidade de Serrolândia-Bahia e apresenta como problema: em quais condições os professores realizam o seu trabalho nas escolas de educação básica da cidade de Serrolândia-Bahia? Apontamos como objetivo geral analisar em quais condições os professores da educação básica na cidade de Serrolândia-Bahia realizam seu trabalho docente, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas educacionais para a melhoria da educação. Elencamos como objetivos específicos: 1) produzir um diagnóstico sobre o perfil dos docentes da educação básica da cidade de Serrolândia-Bahia; 2) compreender as condições de trabalho dos professores de educação básica, relacionando com estudos desenvolvidos no Brasil e;3) analisar em que medida as políticas educacionais vêm afetando as condições de trabalho do docente, bem como de que maneira os docentes vêm respondendo ao conjunto de proposições das políticas educacionais atualmente. Do ponto de vista metodológico optamos por uma abordagem quantitativa (Survey) e qualitativa (Estudo de Campo), utilizando-se da aplicação de um questionário (semiestruturado). Utilizamos como técnica de análise dos dados a análise estatística e a análise crítica. Nossos sujeitos colaboradores foram os docentes da educação básica do ensino público da zona urbana e rural da rede municipal de Serrolândia-Bahia. Entre os principais resultados encontrados: a) constatamos que a maior parte dos docentes são do sexo feminino; possuem idade entre 40 a 49 anos; se auto declararam pardos e brancos; são casados e possuem filhos; b) percebemos que a maioria dos docentes tem sua remuneração entre 1 a 2 salários mínimos; c) a maioria dos entrevistados se consideram insatisfeitos com a remuneração salarial e com a carreira; d) no que diz respeito à escolaridade, a maior parte dos docentes possui graduação completa; e) quanto às condições estruturais da escola, é grande o número de docentes que consideram regular e/ou ruim; f) a maioria dos docentes ao serem questionados sobre a possibilidade de poder recomeçar sua vida profissional sinalizaram que escolheriam trabalhar com a educação novamente, g)no que se refere à atuação e filiação dos docentes em sindicatos, a maioria deles possui filiação em algum sindicato, no entanto, existe um número considerável de docentes insatisfeitos com a atuação do mesmo, h) quanto à filiação a algum partido político apenas uma minoria possui filiação; i) no que diz respeito à classificação dos ruídos dentro e fora da sala de aula e fora da unidade escolar, a maioria dos docentes classificaram como razoável; j) na perspectiva da atual Política Nacional de Formação Docente a maior parte dos professores consideraram satisfatória, no entanto, ressaltaram uma necessidade de melhoria e; k) quanto ao Plano Nacional de Educação, a maioria dos docentes pontuou que conhece, inclusive suas metas e estratégias.


Descrição
Palavras-chave
Citação
ARAÚJO, Carolina Maia de. Condições de trabalho docente na educação básica: um estudo sobre a rede pública (zona urbana e rural) na cidade de Serrolândia-Bahia. Orientador: Prof. Me Michael Daian Pacheco Ramos. 2017. 160f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2017.
Palavras-chave