"Esportes de aventura" e "esportes radicais" nas Revistas Brasileiras de Educação Física no período de 1985 a 2015: uma análise bibliométrica

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

A presente pesquisa procurou analisar de forma quantitativa e qualitativa os indicadores da produção cientifica publicada em periódicos nacionais da Educação Física sobre as temáticas ―Esportes de Aventura‖ e ―Esportes Radicais‖ nas últimas décadas. Para a realização desta pesquisa foi elencada a seguinte problemática: Quais são as principais características das publicações cientificas que tratam sobre a temática ―Esportes de Aventura‖ e ―Esportes Radicais‖ e como estes temas vem sendo discutidos nos periódicos nacionais da Educação Física no período de 1986 a 2015? A metodologia adotada foi técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento cientifico (Bibliometria). Os dados analisados quantitativas descritiva da pesquisa foram possíveis chegar a algumas reflexões e uma das reflexões aponta que existe pequena quantidade de artigos publicados entre 1986 a 2015 sendo que no total foram treze (13) artigos e as analises qualitativos aponta que poucos artigos estão vinculados a proposta pedagógica e mais ligados aos aspectos psicológicos relacionados à prática dos esportes. Percebemos que as características das publicações foram diferentes tanto a abordagem quanto a metodologia adotada, onde um dos principais fatores pode ser a falta de interesse pedagógico na inserção destes esportes na escola.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SILVA, Crismilla dos Santos. "Esportes de aventura" e "esportes radicais" nas Revistas Brasileiras de Educação Física no período de 1985 a 2015: uma análise bibliométrica. Orientador: Prof. Me. Jéssica Vitorino da Silva Terra Nova. 2017. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2017.
Palavras-chave