Possibilidades didático-pedagógicas no trato da dança na educação física infantil na escola

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Esta pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa aborda a relação da dança como conteúdo na educação física infantil com o aporte teórico de algumas abordagens da educação física, sendo elas: Psicomotricidade, Desenvolvimentista, Construtivista, Crítico-emancipatória, Crítico-superadora e Cultural, tendo como objetivo explorar através das obras de autores que defendem o uso dessas abordagens pedagógicas para um ensino mais íntegro da criança, devendo valer-se da sistematização que esses fazem da dança na educação infantil. Baseando-se nos estudos de Jean Le Boulch, Go Tani, João Batista Freire, citados por Darido (2008), Soares (et. al, 2009), Elenor Kunz (2006) e Jocimar Daolio(1995). Conclui-se que a dança na educação física infantil atrelada às abordagens da educação física se faz adequada para a realização de um trabalho íntegro, onde a criança vivencia, compreende e realiza modificações em sua relação consigo mesma, com o outro e com a vida.


Descrição
Palavras-chave
Citação
LINO, Eluanne Dias. Possibilidades didático-pedagógicas no trato da dança na educação física infantil na escola. Orientador: Esp. Alexandra Paixão Damasceno Amorim. 2013. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2013.
Palavras-chave