Formação docente e EJA: significados e consolidações de saberes no contexto da Escola Hospitalar em Salvador/BA
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente estudo aborda em sua temática a formação de cinco professoras que atuam na Escola Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, localizada em Salvador-BA, com estudantes do ambiente de classe hospitalar ofertado em hospitais e clínicas médicas em tratamento renal crônico, os/as quais estão matriculados/as na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse percurso investigativo emergiu o seguinte problema: quais saberes são significados pelas professoras no processo da formação docente para EJA, e quais as consolidações evidenciadas na prática pedagógica para o contexto da escola hospitalar em Salvador? O objetivo geral consistiu em compreender os significados dos saberes para a formação docente e as consolidações na prática pedagógica a partir das impressões das professoras que atuam na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) do contexto da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, de Salvador-BA. Os objetivos específicos buscaram: a) descrever os cenários do processo histórico e político que definiram a configuração da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce; b) interpretar os significados dos saberes docentes e as consolidações da prática pedagógica construídos para formação na EJA das professoras que trabalham na Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce; c) construir, de forma colaborativa com as professoras, um plano de ação de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para fortalecer o debate sobre os saberes da formação docente na EJA da Escola Hospitalar e Domiciliar. O desenho metodológico se constituiu por meio da pesquisa qualitativa, sendo inspirada na pesquisa narrativa, com aporte teórico em Souza (2008), Delory-Momberger (2008), Josso (2004), Gil (2008), e Macedo (2010). Para a produção de dados foram utilizados questionário e entrevista narrativa. A fundamentação teórica esteve pautada nas discussões sobre Formação Docente, a partir dos estudos de Tardif (2020), Dantas (2019), Imbernóm (2011), Macedo (2002) e Freire (1996); sobre Educação de Jovens e Adultos, foram utilizados os estudos de Santos (2014), Dantas (2012), Freire (2005) e Paiva (1997), e o debate sobre a Escola Hospitalar foi pautado nos estudos de Menezes, Nascimento e Lozza (2018), Matos e Muggiati (2009), Fonseca (2008) e Reiner-Rosenberg (2003). O produto do processo desta pesquisa se apresenta como um plano de ação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), tendo como base teórica pesquisas de Allan (2015), Santaella (2008) e Hetkowsky e Lima Jr (2006). A pesquisa visou a concepção de uma via de reflexão sobre a EJA, bem como se constituiu em um espaço para o debate sobre os significados dos saberes da formação docente e as consolidações a favor da prática pedagogica no contexto.