Mais que Amélia: um estudo da figura feminina na poesia de Adélia Prado

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Data
2016-03-29
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Neste trabalho, foi explanado brevemente sobre as contribuições da Análise de Discurso pecheutiana para os estudos da linguagem, destacando as novas concepções de linguagem e sujeito a partir dessas contribuições. Tratou-se também da ideologia e a maneira como essa está intimamente ligada ao trabalho simbólico, a ponto de ser constitutiva do sujeito. Conceitos como social e história também são esclarecidos à luz da Análise de Discurso pecheutiana. Foram trabalhadas também as noções de subjetividade e de autoria para esse campo teórico. Em seguida, evidenciou-se que o ingresso no universo da linguagem implica necessariamente nas relações com os sentidos, com o político e com a memória, concebendo as escolhas lexicais sempre associadas ao aspecto social. Posteriormente, foram tratados os desdobramentos da forma-sujeito, classificando a sua fragmentação em identificação, contra-identificação e desidentificação. Adiante, observando poemas de Adélia Prado a respeito da mulher, em um gesto de interpretação, constatou-se a identificação do sujeito na função autor com a Formação Discursiva cristã tradicional, na Formação Ideológica bíblica cristã, o que é comprovado em análise, destacando as pistas textuais que confirmam tal constatação. Ulteriormente, é feita uma exposição sobre as condições de produção do discurso analisado e evidenciadas as características desse discurso quando é tratado sobre a figura da mulher e seus papéis sociais, destacando a sua relação com o homem. Foram investigados também os discursos que circulam na Formação Discursiva cristã tradicional sobre a mulher, elucidando os efeitos de sentido gerados para questões como serviço sacrificial, maternidade e submissão na relação entre gêneros.


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MONÇÃO, Valdice Gomes de Souza. Mais que Amélia: um estudo da figura feminina na poesia de Adélia Prado. Orientador: João Antônio de Santana Neto. 81 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus I, Salvador, 2016
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