Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino de Física (PROFIFÍSICA - MNPEF)

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    Q-Matrix: um jogo de tabuleiro integrado a uma unidade de ensino potencialmente significativa para uma abordagem de conceitos de computação quântica no ensino médio
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-25) Malra,, César Alexandre Oliveira; Trindade,, Marco Antônio Silva; Jesus, José Carlos Oliveira de; Silva, Eliene Maria da; Nascimento, Wallas Santos
    Este trabalho tem como proposta aplicar uma sequência didática, tendo como recurso didático um jogo para favorecer a abordagem de conceitos de computação quântica, uma vez que vivemos em uma era digital na qual os produtos tecnológicos despertam extrema curiosidade pelos jovens. A computação quântica é uma tecnologia disruptiva, com significativo potencial de transformação social e que vem despertando sobremaneira o fascínio da juventude, sendo foco de intensa pesquisa científica no sentido do desenvolvimento de computadores com uma capacidade de processamento cada vez maior. O objetivo geral dessa pesquisa é aplicar uma proposta de sequência didática com conceitos da computação quântica como produto, e, como objetivos específicos, têm-se o ato de desenvolver uma sequência didática e aplicar um jogo de tabuleiro como recurso didático. Para consolidar esses objetivos, se adota uma metodologia qualitativa, baseada numa revisão de literatura sobre a computação quântica. Em seguida, fazse o detalhamento da sequência didática a ser aplicada (baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel) e a posterior intervenção com o produto educacional. As informações obtidas após a aplicação do jogo, ocorreu a análise das interações entre os discentes e deles com o produto educacional. Com a aplicação da sequência didática, observam-se indícios de aprendizagem significativa. Com a aplicação do jogo como recurso didático, percebe-se que houve um aumento da curiosidade dos estudantes em relação aos conceitos de computação quântica. Esse jogo permite aproximar cada vez mais um tema de extrema relevância da comunidade científica aos discentes do ensino médio. Há também, com o game, a possibilidade de trabalhar outros campos do saber (além das ciências exatas do conhecimento).
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    Os Três Momentos Pedagógicos na Problematização da Iluminação Pública da Cidade do Salvador: Um Caminho para a Inserção do Conceito de Fotocondutividade no Ensino Médio
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Silva, Rogério Santos da; Hohenfeld, Dielson Pereira; Jesus, José Carlos Oliveira de; Pereira, Marildo Geraldête; Ferreira, Mário de Jesus
    A inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio deve ocorrer com o protagonismo efetivo dos professores de física da educação básica e mediada por intervenções didáticas que modifiquem a práxis em sala de aula. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver uma proposta de ensino para o nível médio sobre o conceito de fotocondutividade suleada nos três momentos pedagógicos e na problematização da iluminação pública da cidade do Salvador, aplicar e relatar as suas contribuições. A questão que orientou o trabalho foi: Como os três momentos pedagógicos contribuem para o processo de ensino-aprendizagem e a inserção de conceitos da FMC na educação básica, a partir do estudo do conceito de fotocondutividade? O método de pesquisa adotado na investigação é o estudo de caso descritivo, no qual se busca, por meio da descrição, interpretação e análise dos dados coletados durante a aplicação, evidenciar as contribuições da intervenção suleada nos três momentos pedagógicos como estratégia didática potencialmente problematizadora na inserção, no ensino e na aprendizagem de conceitos da FMC. Os dados foram coletados de duas formas: anotações dos diálogos que ocorreram nas aulas no diário de bordo e as respostas das atividades e avaliações aplicadas. Com base na análise dos dados coletados e no relato da aplicação da proposta de ensino, concluiu-se que a proposta apresentou algumas contribuições: a dialogicidade em sala de aula que proporcionou o compartilhamento de significados em torno dos conceitos físicos estudados, a problematização inicial da proposta se caracterizou por apresentar uma situação-problema que mostrou-se significativa para os estudantes, as atividades, o texto de apoio e a aplicação do conhecimento evidenciaram como os estudantes se envolvem com o objeto de estudo, de modo que esses resultados elucidaram como a dinâmica dos três momentos pedagógicos contribui, enquanto uma práxis problematizadora, na inserção e no processo de ensino e aprendizagem de conceitos da FMC na educação básica.
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    Desenvolvimento de uma sequência didática potencialmente significativa para o ensino de espectroscopia mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-19) Araújo, Leonardo Luis de Almeida; Jesus, José Carlos Oliveira de; Alves, Álvaro Santos; Amorim, Cláudio Alves de
    O presente estudo teve como principal objetivo desenvolver uma sequência didática para o ensino de espectroscopia no ambiente virtual de aprendizagem, visando a promover a aprendizagem significativa dos estudantes. A pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o ensino de espectroscopia, os conceitos fundamentais da Física e a aprendizagem significativa, conforme proposto pela teoria de David Ausubel, além do ensino em ambientes virtuais de aprendizagem. Na segunda etapa, uma sequência didática foi elaborada e aplicada a turmas de estudantes do ensino médio, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem do Sistema Colégio Militar do Brasil. A sequência didática consistiu em quatro etapas: contextualização, apresentação dos conceitos básicos, resolução de problemas de interpretação experimental e avaliação. Na avaliação, os estudantes foram incentivados a elaborar um quadro com medidas e comparações sobre o experimento, um relatório simplificado sobre a experiência e um vídeo relatando sua vivência com a sequência didática. Os alunos demonstraram motivação e interesse em aprender, o que foi evidenciado pela participação ativa nos fóruns de discussão e pelo maior interesse manifestado em sala de aula.
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    Ensino do fenômeno da indução eletromagnética usando a turbina eólica vertical como recurso didático
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Alves, Ismália Santos; Santos, Edson Mascarenhas; Oliveira, José Carlos; Pereira, Marido Geraldête; Santos, José Vicente Cardoso
    Esse projeto tem o objetivo de desenvolver uma sequência didática utilizando um experimento montado em um laboratório didático de Física como estratégia para estimular os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica a explorar o fenômeno da indução eletromagnética. Para tanto, planeja-se realizar atividades experimentais demonstrativas com o intuito de despertar o interesse e curiosidade dos estudantes na disciplina de Física, que possam contribuir para a aprendizagem dos conceitos físicos. Para consolidar esse objetivo adota-se uma metodologia lastreada em uma revisão de literatura de cunho documental e histórico e com fulcro nas produções da Sequência Didática (SD) planejada, pois a mesma é parte integrante do produto educacional desenvolvido da Dissertação de Mestrado, apresentada à Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), e foi aplicada em uma Escola da Rede Pública do Estado da Bahia na cidade de Salvador, em uma turma do Curso Subsequente (PROSUB) de Técnico em Eletrotécnica com o objetivo de contextualizar a conversão da energia renovável gerada a partir da força dos ventos em energia elétrica. Expecta-se no apoio na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, uma vez que busca da interação cognitiva entre o novo conhecimento, adquirido após o processo de assimilação, e os conhecimentos prévios, perpassam por eficácia no processo de ensino com uma aprendizagem cada vez mais significativa e criação de subsunçores cada vez mais de efeitos permanentes.
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    Enxergando o calor: Sequência didática potencialmente significativa para o ensino de radiação infravermelha explorando uma câmera termográfica de baixo custo
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-16) Silva, Anderson Amorim Santos; Jesus, José Carlos Oliveira de; Pinto, Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende; Santos, José Vicente Cardoso
    Este estudo propõe uma metodologia para o aprendizado de física moderna, para alunos do ensino médio. Abordagem construtivista da aprendizagem, onde os alunos têm um papel ativo, são responsáveis pelo seu processo de construção do conhecimento, e onde os professores atuam como geradores de situações de ensino para a aprendizagem. Compreender os conceitos de calor e temperatura torna-se difícil, talvez, porque eles também são usados na vida cotidiana com um significado diferente do aceito cientificamente. A partir desses conceitos, calor e temperatura, buscou-se uma abordagem utilizando uma metodologia ativa, na qual o aluno é autor do seu próprio conhecimento. A proposta metodológica incorpora experimentos que requerem respostas a questões desafiadoras para alunos do ensino médio. A construção desse produto foi promover a visão do infravermelho, sendo possível até obter também a medida exata da temperatura em determinados objetos quando se faz a leitura termográfica através de uma câmera profissional com maiores tecnologias. Através dessa ferramenta que construímos foi possível também estudar o espectro eletromagnético, saber como funciona a radiação infravermelha e determinar a relação existente entre a constante de Planck, a energia e a frequência das radiações eletromagnéticas, em especial a infravermelha (IV). Para tanto o estudo foi dividido em seis capítulos que buscaram discutir a utilização da tecnologia como ferramenta educacional, bem como a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, abordando elementos de física da radiação térmica, o estudo da radiação Infravermelha, a compreensão do zero absoluto, o estudo da termografia e sua relação com a Lei de Planck, com a demonstração da construção do produto educacional em questão. Como metodologia utilizou se a concepção da sala de aula-laboratório como espaço de troca, aprendizagem em igualdade de condições, lugar privilegiado para promover a zona de desenvolvimento proximal, aprendizagem significativa.