Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino de Física (PROFIFÍSICA - MNPEF)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino de Física (PROFIFÍSICA - MNPEF) por Título
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCâmera termográfica de baixo custo que enxerga o infravermelho emitido por determinados corpos(2022-10-16) Silva, Anderson Amorim SantosEste estudo aborda a criação de uma Câmera Termográfica de baixo custo a partir de uma Webcam, direcionada ao ensino do 3º ano do Ensino Médio e das Turmas de Educação de Jovens e Adultos no mesmo nível. O propósito principal consiste em abordar conceitos físicos, como o Espectro Eletromagnético e a Radiação Infravermelha, relacionando-os à construção do dispositivo para tornar as aulas mais envolventes. A resistência dos alunos ao aprendizado de física demanda inovação para tornar o ensino mais atrativo, e a tecnologia se apresenta como uma ferramenta indispensável nesse processo, especialmente na atualidade, em que seu uso na educação foi amplificado durante a pandemia. Assim, o emprego desses recursos torna-se essencial para a construção do conhecimento.
- ItemDesenvolvimento de uma sequência didática potencialmente significativa para o ensino de espectroscopia mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-19) Araújo, Leonardo Luis de Almeida; Jesus, José Carlos Oliveira de; Alves, Álvaro Santos; Amorim, Cláudio Alves deO presente estudo teve como principal objetivo desenvolver uma sequência didática para o ensino de espectroscopia no ambiente virtual de aprendizagem, visando a promover a aprendizagem significativa dos estudantes. A pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o ensino de espectroscopia, os conceitos fundamentais da Física e a aprendizagem significativa, conforme proposto pela teoria de David Ausubel, além do ensino em ambientes virtuais de aprendizagem. Na segunda etapa, uma sequência didática foi elaborada e aplicada a turmas de estudantes do ensino médio, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem do Sistema Colégio Militar do Brasil. A sequência didática consistiu em quatro etapas: contextualização, apresentação dos conceitos básicos, resolução de problemas de interpretação experimental e avaliação. Na avaliação, os estudantes foram incentivados a elaborar um quadro com medidas e comparações sobre o experimento, um relatório simplificado sobre a experiência e um vídeo relatando sua vivência com a sequência didática. Os alunos demonstraram motivação e interesse em aprender, o que foi evidenciado pela participação ativa nos fóruns de discussão e pelo maior interesse manifestado em sala de aula.
- ItemEnsino do fenômeno da indução eletromagnética usando a turbina eólica vertical como recurso didático(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Alves, Ismália Santos; Santos, Edson Mascarenhas; Oliveira, José Carlos; Pereira, Marido Geraldête; Santos, José Vicente CardosoEsse projeto tem o objetivo de desenvolver uma sequência didática utilizando um experimento montado em um laboratório didático de Física como estratégia para estimular os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica a explorar o fenômeno da indução eletromagnética. Para tanto, planeja-se realizar atividades experimentais demonstrativas com o intuito de despertar o interesse e curiosidade dos estudantes na disciplina de Física, que possam contribuir para a aprendizagem dos conceitos físicos. Para consolidar esse objetivo adota-se uma metodologia lastreada em uma revisão de literatura de cunho documental e histórico e com fulcro nas produções da Sequência Didática (SD) planejada, pois a mesma é parte integrante do produto educacional desenvolvido da Dissertação de Mestrado, apresentada à Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), e foi aplicada em uma Escola da Rede Pública do Estado da Bahia na cidade de Salvador, em uma turma do Curso Subsequente (PROSUB) de Técnico em Eletrotécnica com o objetivo de contextualizar a conversão da energia renovável gerada a partir da força dos ventos em energia elétrica. Expecta-se no apoio na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, uma vez que busca da interação cognitiva entre o novo conhecimento, adquirido após o processo de assimilação, e os conhecimentos prévios, perpassam por eficácia no processo de ensino com uma aprendizagem cada vez mais significativa e criação de subsunçores cada vez mais de efeitos permanentes.
- ItemEnxergando o calor: Sequência didática potencialmente significativa para o ensino de radiação infravermelha explorando uma câmera termográfica de baixo custo(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-16) Silva, Anderson Amorim Santos; Jesus, José Carlos Oliveira de; Pinto, Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende; Santos, José Vicente CardosoEste estudo propõe uma metodologia para o aprendizado de física moderna, para alunos do ensino médio. Abordagem construtivista da aprendizagem, onde os alunos têm um papel ativo, são responsáveis pelo seu processo de construção do conhecimento, e onde os professores atuam como geradores de situações de ensino para a aprendizagem. Compreender os conceitos de calor e temperatura torna-se difícil, talvez, porque eles também são usados na vida cotidiana com um significado diferente do aceito cientificamente. A partir desses conceitos, calor e temperatura, buscou-se uma abordagem utilizando uma metodologia ativa, na qual o aluno é autor do seu próprio conhecimento. A proposta metodológica incorpora experimentos que requerem respostas a questões desafiadoras para alunos do ensino médio. A construção desse produto foi promover a visão do infravermelho, sendo possível até obter também a medida exata da temperatura em determinados objetos quando se faz a leitura termográfica através de uma câmera profissional com maiores tecnologias. Através dessa ferramenta que construímos foi possível também estudar o espectro eletromagnético, saber como funciona a radiação infravermelha e determinar a relação existente entre a constante de Planck, a energia e a frequência das radiações eletromagnéticas, em especial a infravermelha (IV). Para tanto o estudo foi dividido em seis capítulos que buscaram discutir a utilização da tecnologia como ferramenta educacional, bem como a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, abordando elementos de física da radiação térmica, o estudo da radiação Infravermelha, a compreensão do zero absoluto, o estudo da termografia e sua relação com a Lei de Planck, com a demonstração da construção do produto educacional em questão. Como metodologia utilizou se a concepção da sala de aula-laboratório como espaço de troca, aprendizagem em igualdade de condições, lugar privilegiado para promover a zona de desenvolvimento proximal, aprendizagem significativa.
- ItemOs Três Momentos Pedagógicos na Problematização da Iluminação Pública da Cidade do Salvador: Um Caminho para a Inserção do Conceito de Fotocondutividade no Ensino Médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Silva, Rogério Santos da; Hohenfeld, Dielson Pereira; Jesus, José Carlos Oliveira de; Pereira, Marildo Geraldête; Ferreira, Mário de JesusA inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio deve ocorrer com o protagonismo efetivo dos professores de física da educação básica e mediada por intervenções didáticas que modifiquem a práxis em sala de aula. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver uma proposta de ensino para o nível médio sobre o conceito de fotocondutividade suleada nos três momentos pedagógicos e na problematização da iluminação pública da cidade do Salvador, aplicar e relatar as suas contribuições. A questão que orientou o trabalho foi: Como os três momentos pedagógicos contribuem para o processo de ensino-aprendizagem e a inserção de conceitos da FMC na educação básica, a partir do estudo do conceito de fotocondutividade? O método de pesquisa adotado na investigação é o estudo de caso descritivo, no qual se busca, por meio da descrição, interpretação e análise dos dados coletados durante a aplicação, evidenciar as contribuições da intervenção suleada nos três momentos pedagógicos como estratégia didática potencialmente problematizadora na inserção, no ensino e na aprendizagem de conceitos da FMC. Os dados foram coletados de duas formas: anotações dos diálogos que ocorreram nas aulas no diário de bordo e as respostas das atividades e avaliações aplicadas. Com base na análise dos dados coletados e no relato da aplicação da proposta de ensino, concluiu-se que a proposta apresentou algumas contribuições: a dialogicidade em sala de aula que proporcionou o compartilhamento de significados em torno dos conceitos físicos estudados, a problematização inicial da proposta se caracterizou por apresentar uma situação-problema que mostrou-se significativa para os estudantes, as atividades, o texto de apoio e a aplicação do conhecimento evidenciaram como os estudantes se envolvem com o objeto de estudo, de modo que esses resultados elucidaram como a dinâmica dos três momentos pedagógicos contribui, enquanto uma práxis problematizadora, na inserção e no processo de ensino e aprendizagem de conceitos da FMC na educação básica.