O estágio curricular supervisionado na formação de professores de ciências biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): campus IX, Barreiras
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O Estágio sendo um componente curricular obrigatório passa a ser visto como o eixo central nos Cursos de licenciatura, sendo indispensável no processo de construção da identidade docente, proporcionando aos licenciandos reflexões críticas sobre as experiências vivenciadas, os saberes e posturas fundamentais para a formação da profissão docente. O objetivo da pesquisa consiste em analisar as contribuições do estágio curricular supervisionado para a formação de professores de Ciências Biológicas. A fundamentação teórica baseia-se nas discussões referentes ao Estágio Curricular Supervisionado e a Formação Inicial em Ciências e Biologia baseado nos autores: Gramsci (1991), Tardif (2002), Gauthier (2003), Andrade e Amboni (2004), Roesch (2005), Carvalho e Bianchi (2005), Krasilchik (2008), Bizzo (2009), Ghedin (2010), Lodi (2010), Imbernón (2011), Pimenta e Lima (2012), Scalabrin e Molinari (2013), Leher (2014), Gomes (2015), Gelbran (2015), Corte e Lemke ( 2015), Silva e Santana (2017), Nóvoa (2019). A pesquisa caracteriza-se como do tipo qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo 12 questões, elaborado pelo Formulário Google, o link foi disponibilizado pelo Whatzapp para oito alunos que estavam cursando no semestre 2023.2 a disciplina (EDC004) Estágio Supervisionado I, versada em ensino de ciências. Os dados analisados apontam que os alunos se fundamentam nos conhecimentos prévios da realidade escolar, existindo inúmeros desafios e dificuldades dentro do ambiente escolar no período do estágio, como por exemplo, um dos maiores desafios é lidar com uma sala cheia composta por vários alunos diferentes, assim como enfrentar dificuldades como a falta de datashow para ministrar as aulas ou um laboratório para realizar as aulas práticas. O período de regência é um momento desafiador para o estagiário. A atuação docente em sala de aula implica na apropriação de conhecimentos e saberes didático-pedagógico que garantam aprendizagens significativas para os alunos. Sendo assim, é importante refletir sobre os problemas relacionados à prática pedagógica na sala de aula pelos licenciandos com o objetivo de tentar superar os obstáculos encontrados ao longo desse processo.