Proposta de implantação de uma política de formação docente compartilhada no Sertão Produtivo Baiano
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este Projeto de Intervenção é Produto Educacional da Dissertação de Mestrado Profissional intitulada “As potencialidades e os limites do PARFOR na formação de professores da Educação Básica: o caso do DCHT/UNEB/Campus XX – Brumado”, cujos resultados apontaram para a descontinuidade do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR nos últimos tempos. Este material caracteriza-se como um instrumento orientador e provável solução para o problema encontrado durante a referida pesquisa, ao trazer a proposição de ações para implantação de uma política de formação para professores em exercício no Sertão Produtivo baiano. O projeto está organizado em três fases: realização de Diagnóstico no referido território de identidade; proposição de um Encontro entre os gestores da Universidade (Diretores de Departamentos) e das cidades envolvidas; e elaboração da Minuta de um Documento Coletivo, durante o Encontro com os gestores, visando definir as normas para criação de política de formação compartilhada entre os entes federados. Espera-se que a ação executada sirva de apoio aos Gestores da Educação vinculados ao território de identidade Sertão Produtivo baiano que têm como foco a valorização do profissional docente e veem a formação dos seus profissionais como uma ferramenta de melhoria do processo educacional. Tal material pode ser adaptado a outras realidades e contextos educacionais.