Acolhimento: uma estratégia de integração entre o usuário e a unidade básica de saúde
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Resumo
O presente estudo, de natureza descritiva e qualitativa, tem como objetivo geral conhecer a percepção do usuário acerca do acolhimento enquanto ação capaz de promover o estabelecimento de vínculo entre ele e a Unidade Básica de Saúde e, como objetivos específicos identificar o sentimento do sujeito em relação à equipe de saúde no que diz respeito ao acolhimento; relacionar os motivos que norteiam o usuário na escolha da Unidade Básica de Saúde para atendimento e identificar as facilidades e as dificuldades para o estabelecimento de vínculo entre o usuário e a Unidade Básica de Saúde, na fala dos sujeitos da pesquisa. O estudo foi realizado com dez usuários que buscaram atendimento no período de 01 a 18 de agosto de 2008, no Centro de Saúde Rodrigo Argolo. Os dados foram coletados através da realização de uma entrevista semi-estruturada. Para análise das informações, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo das entrevistas. Para isso, os dados foram agrupados em quatro categorias: Número de unidades utilizadas X Motivo determinante de escolha da UBS; Periodicidade de freqüência X Conhecimento dos serviços disponíveis; Dificuldades e facilidades encontradas para atendimento e Significado e sentimento de acolhimento. Observou-se que: a proximidade entre Unidade e domicílio foi considerada o fator mais determinante na escolha de uma UBS; a atenção recebida pelo usuário mostrou ser um fator que determina positivamente a sua freqüência aos serviços da UBS e que houve o predomínio de fatores que dificultam o atendimento. A partir dos resultados, pode-se inferir que o acolhimento, enquanto estratégia de reorientação do Modelo Assistencial pode contribuir para aproximar o usuário da Unidade Básica de Saúde. Necessita-se, portanto, que haja investimentos na qualificação de trabalhadores, com vistas à implementação de mudanças no processo de trabalho em saúde baseados em modelos de atenção que valorizem o estabelecimento de vínculo entre usuário e profissional.