Análise dos conteúdos de Cartografia nos livros didáticos de Geografia - 6º ano do ensino fundamental II

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015-11-04
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

A Cartografia se define como a técnica de representar os espaços, utilizada em diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de interpretar os fenômenos que ocorrem no tempo e no espaço geográfico, contribuindo para a construção de sujeitos críticos e atuantes na realidade onde vivem. Neste trabalho, foi realizada uma análise dos conteúdos de Cartografia nos livros didáticos de geografia do 6º ano, na perspectiva de conhecer a realidade atual da veiculação desse tema nos livros e fornecer informações úteis na escolha de melhores livros didáticos de Geografia quanto à temática cartografia. Para tal, foram analisados quatro livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental II em relação à temática Cartografia. Das obras analisadas, apenas duas apresentam descrições detalhadas dos principais temas cartográficos, além disso, observou-se que novos conceitos adotados pela comunidade científica têm sido incorporados nessas publicações. Ressalta-se a necessidade de aperfeiçoamento no enfoque dos conteúdos apresentados nas obras analisadas, além da articulação dos conceitos de Cartografia com outros temas geográficos. Adicionalmente, sugere-se ênfase nas explicações de temas como “história da cartografia” e “projeções cartográficas”.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SOUSA, Latita Maiana Costa. Análise dos conteúdos de Cartografia nos livros didáticos de Geografia - 6º ano do ensino fundamental II. Orientador: Professor Dr. Gustavo Barreto Franco. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2015.
Palavras-chave