Gêneros textuais e multimodalidade: a linguagem verbal e imagética na interpretação de questões do ENEM
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Resumo
Podemos observar que, na sociedade atual, diversos gêneros textuais estão vinculados à linguagem verbal ou imagética, estes em sintonia com o que chamamos de multimodalidade. Como se sabe, os gêneros textuais existem pela sua funcionalidade significativa em serviço da atuação humana, sendo essencial para o processo comunicativo através das diversas formas de comunicação falada ou escrita por meio de um texto. Desta forma, a compreensão textual deve partir da consideração da existência dos elementos multimodais nos gêneros, onde todos exercem seu papel de atribuir sentidos. Para o ensino de língua, os docentes adquirem o compromisso de incentivar o sujeito a adquirir critérios capazes de proporcionar resultados satisfatórios e condizentes a necessidade de produzir sentido ao ato de ler. Diante disto, este trabalho tem como proposta analisar como os conceitos sobre gêneros estão formalizados nas questões do ENEM (2010 e 2011) em Língua Portuguesa, considerando os textos imagético-verbais para o entendimento e resolução dessas questões. A pesquisa buscou aportes teóricos em Mascuschi (2008), Dionísio (2011), Bakhtin (1997), Hoffman (2003), Luckesi (1984), Trivinos (1987), Demo (1997), entre outros, e utilizou como paradigma da pesquisa a abordagem qualitativa realizada através de uma análise documental feita a partir de algumas questões do ENEM dos anos 2010/2011. Ao encontrarmos o objetivo proposto, por meio da análise de identificar os textos imagético-verbais nas questões do ENEM, pudemos entender que os signos verbais e visuais trazem um indicativo que contribui para uma melhor compreensão do enunciado no momento de responder às questões.