O potencial da webquest para a aprendizagem da educação ambiental
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho tem como intuito apresentar o processo e os resultados do desenvolvimento de um minicurso com alunos do ensino fundamental. Para isso, foi preciso que os discentes executassem as atividades propostas numa webquest, articulando pesquisas na internet e atividades de campo sobre os problemas socioambientais na cidade de Morro do Chapéu – Bahia; a fim de buscar constatar o potencial do uso da webquest na aprendizagem sobre Educação Ambiental. A modalidade de investigação utilizada foi a pesquisa-ação. As atividades desenvolvidas no minicurso e propostas na webquest contemplaram a realização de atividade de campo, de forma coletiva, para que os alunos apontassem os problemas socioambientais existentes na cidade; a delimitação e o registro fotográfico do problema; a construção dos caminhos para a busca de possíveis soluções; a socialização para os demais alunos por meio de pequenos vídeos e apresentações eletrônicas. A construção do referencial teórico estabeleceu a interlocução com: Demo, Tripp, Martins Fernandes, Paulo Freire, Pierre Lévy, Galiazzi, Vidal, Heerdt e Finck Brandt. Com os resultados obtidos com a realização do trabalho, pode-se comprovar a importância de se criar situações significativas, utilizando a pesquisa como princípio educativo. Com a metodologia desenvolvida os alunos leram, discutiram, escreveram sobre os problemas socioambientais, apontaram soluções possíveis com execução das atividades disponibilizadas na webquest, garantindo alcance dos objetivos propostos. Diante a isso, pôde-se constatar o potencial significativo da webquest para promover maior mobilidade e dinamismo no processo de ensino aprendizagem, na educação ambiental e na inclusão digital dos alunos.