Prototipagem de um gamebook para potencializar as funções executivas

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Data
2015-05-07
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Resumo

Cada vez mais, crianças são diagnosticadas com vários tipos de transtornos, dentre os quais o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o que mais preocupa visto que ocorre de 3% a 5% em crianças de várias regiões do mundo. Os sintomas característicos desse transtorno são desatenção, inquietude e impulsividade, com prejuízos nos ambientes escolares e sociais, interferindo no convívio com professores, colegas e pais. Dentro desse contexto, surge a pergunta: Como modelar uma mídia hibrída, com características de game e appbooks, originando o gamebook, que contribua para potencializar as funções executivas? Desenha-se, assim, o objetivo geral desse trabalho: desenvolver a prototipagem computacional de um gamebook para subsidiar a fase de produção e a composição de elementos técnicos do Game Design Document (GDD). O gamebook chama-se Guardiões da Floresta Mundo 2 – GdF 2 – e se encontra em fase de produção pelo Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais (GPCV) – PPGEDUC e GESTEC, abordando narrativas sobre o folclore, fauna e flora brasileira para crianças de 8 a 10 anos, especialmente aquelas com diagnóstico de TDAH. O Scrum foi a metodologia utilizada para o desenvolvimento do gamebook, e modelagem foi feita com o auxílio da Linguagem de Modelagem Unificada (UML) e outros artefatos de prototipação. Essa metodologia de desenvolvimento de software, bem como a modelagem, apresentou uma aderência junto aos desenvolvedores, oferecendo mais um artefato para o levantamento de requisitos e retroalimentando todo o processo de desenvolvimento


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Palavras-chave
Gamebook, Modelagem computacional, Funções excutivas, Transtornos de défict de atenção e hiperatividade
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