Formação de professores em educação física: um balanço do debate atual.
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente estudo tem como tema a Formação de professores de Educação Física, cujo o objetivo foi compreender o debate sobre a Formação de professores de Educação Física a partir da fragmentação da profissão entre Licenciatura-Bacharelado, considerando as implicações para o mundo do trabalho. Para tal, levantamos a seguinte indagação: Como está sendo desenvolvido o atual debate sobre formação profissional na Educação Física, a partir da fragmentação da profissão, entre licenciatura-bacharelado, considerando as implicações para o mundo do trabalho? Tratou-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Foi investigado o ordenamento legal no período de 2004 a 2015. Ainda, discutiu-se o embate de projetos no âmbito da Educação Física, tendo correlação com o mundo do trabalho. De um lado, o sistema CONFEF/CREF defendendo a fragmentação da profissão, do outro lado, os movimentos de luta social contra a regulamentação da profissão: MEEF e MNCR, por exemplo. Pôde ser observado que as investidas do CONFEF precarizam a profissão, e que a regulamentação não beneficia em nada aos trabalhadores. Dessa forma, os movimentos de luta social, lutam contra tais investidas, buscando, a regulamentação do mundo do trabalho por melhores condições de vida. Para tal, aparece nesse cenário, a Licenciatura plena de caráter ampliado, como uma possível solução para este entrave.